Um médico da rede municipal de saúde de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, foi demitido após uma paciente denunciar ter sido vítima de racismo durante atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Catarina. O caso ocorreu na quinta-feira (8).
Foto: DivulgaçãoA auxiliar de creche Symone Cordeiro, de 57 anos, relatou que procurou a unidade para solicitar exames de sangue de rotina, por ser paciente bariátrica. Segundo a denúncia, o médico adotou uma postura agressiva desde o início da consulta, gritando para que ela abrisse a porta do consultório, diferente do procedimento adotado com outros pacientes.
Durante o atendimento, após Symone comentar que estava de férias e aproveitaria o período para realizar os exames, o profissional teria feito um comentário ofensivo: “Só porque está de férias não penteia o cabelo?”.
Ainda de acordo com o relato, após uma enfermeira alertar o médico sobre a necessidade de manter a porta fechada durante os atendimentos, ele teria feito nova fala considerada racista, comparando o cabelo da paciente ao da profissional de saúde.
Symone denunciou o caso à direção da unidade. Após apuração interna, a Prefeitura decidiu pela demissão imediata do médico. A paciente informou que irá registrar ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) nesta terça-feira (12).
Fonte: O Dia
Por: Jhonatan Veras

Nenhum comentário:
Postar um comentário