A Tragédia Com o Jogador do Flamengo No Pico da Caledônia em Dezembro de 1984
O jogador Cláudio Figueiredo Diz, conhecido simplesmente como Figueiredo, que morreu no Pico da Caledônia, em Nova Friburgo (RJ) — um dos acidentes aéreos mais lembrados da região:
Cláudio Figueiredo Diz nasceu em 23 de dezembro de 1960, em São Paulo (SP) e foi zagueiro profissional de futebol. Começou nas categorias de base do Sociedade Esportiva Palmeiras, mas ainda adolescente se transferiu para o Clube de Regatas do Flamengo no Rio de Janeiro, onde fez praticamente toda sua carreira profissional.
No Flamengo, integrou um elenco repleto de estrelas e conquistou grandes títulos da história do clube, como:
Copa Libertadores da América (1981)
Copa Intercontinental (1981)
Campeonato Brasileiro (1982 e 1983)
Várias taças estaduais e nacionais
Recebeu o apelido de “Presidente” devido ao sobrenome — coincidindo com o nome do presidente da República da época, João Figueiredo.
Sua última partida pelo Flamengo foi em 1º de dezembro de 1984 contra o Fluminense.
No dia 20 de dezembro de 1984, Figueiredo viajou num pequeno avião monomotor chamado Corisco, prefixo PT-NJS 193, que havia decolado do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro com destino a Ilhéus (BA).
Foto: Divulgação / Pedro BessaAlém de Figueiredo, estavam na aeronave:
O piloto Moacir Costa Gomes Neto
O irmão do atacante Bebeto, chamado Nilton Gama de Oliveira
A modelo Viviane Ramos
Todos tinham planos de viajar para passar o final de ano na Bahia.
Depois da decolagem, o avião desapareceu de contato, e a aeronave não chegava ao destino. Devido ao mau tempo — chuva pesada e neblina densa — a busca foi difícil.
Somente na manhã seguinte, 22 de dezembro, os bombeiros foram avisados por moradores da região e começaram as buscas com mais recursos. Um helicóptero do Parasar chegou para ajudar, mas só depois de dois dias o local do acidente foi atingido principalmente porque o mau tempo dificultava o acesso.
Finalmente, a aeronave foi localizada no alto do Pico da Caledônia, em Nova Friburgo (RJ), a cerca de 2 000 metros de altitude — inteiramente destruída pelo impacto. Todos os ocupantes morreram no local.
A notícia chocou o mundo do futebol e especialmente a torcida do Flamengo, pois ele ainda era visto como um jogador jovem com potencial. No dia que acharam o corpo, justamente, no dia que o atleta completaria 24 anos.
Seu corpo foi levado ao Cemitério São João Batista no Rio de Janeiro, onde foi velado e enterrado.
Credito: Denise Machado/ Blog Ibirataia
Fontes de Pesquisa:
Diário do Grande ABC
Revista Caras
Memórias em Foco








Comentários