quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Túmulo de Irineu Evangelista

 O Túmulo de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá (1813-1889) no Mausoleu de sua Família no Cemitério de São Francisco de Paula no Catumbi, Rio de Janeiro.

O mais importante Banqueiro e Industrialista Brasileiro do Século XIX, Mauá tornou-se um dos homens mais ricos do Mundo, e em 1867, sua riqueza era maior do que o orçamento anual do Império Brasileiro . Ele foi chamado de "Rothschild do continente sul-americano" pelo New York Times em 1871

A Partir da decada de 1850 abre várias frentes de desenvolvimento no Brasil Império:

O projeto de iluminação a gás na cidade do Rio de Janeiro (1854) através da Cia de Iluminação a Gás, substituindo o óleo de baleia.


A organização da Cia de Navegação no Amazonas (1852), onde esperava integrar a vastíssima floresta ao restante do país. 

O estabelecimento da companhia de bondes do Rio de Janeiro (1862). Estrada de Ferro de Recife a S. Francisco, Companhia Diques Flutuantes  e Companhia de Curtumes Estrada de Ferro de Antonina a Curitiba Montes Áureos Brazilian Gold Mining Co. 

A construção da primeira ferrovia no país, a Estrada de Ferro Rio-Petrópolis (1854). Este feito lhe rendeu o título de Barão de Mauá. 

A participação na construção da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

Abastecimento de água à capital do Império. O assentamento do cabo telegráfico submarino entre Brasil e Portugal (1874). Foi este projeto que lhe rendeu o título de Visconde de Mauá. 

Com a falência do Banco Mauá (1875), pediu moratória por três anos, sendo obrigado a vender a maioria de suas empresas a capitalistas estrangeiros e ainda os seus bens pessoais para liquidar as dívidas.

Doente, minado pelo diabetes, após liquidar as suas dívidas, encerrou um capítulo da sua vida empresarial. Com o pouco que lhe restou e o auxílio de familiares, dedicou-se à corretagem de café até a morte, aos 76 anos de idade, em sua residência na cidade de Petrópolis poucas semanas antes da queda do Império. 

Fonte: MARCHANT, Anyda. Viscount Mauá and the Empire of Brazil: a biography of Irineu Evangelista de Souza; 1813-1889

Nenhum comentário:

Penny-Farthing

    Sinto-me qual um cavalo-marinho: só, e nada mais me serve e me completa. Sou uma ‘Penny-Farthing’ — bicicleta cujos pedais de aço não tê...