A história da Câmara de Vereadores de Ubatã - 70 anos de posse dos primeiros Legisladores
Foto: Garcia Júnior /InterioranoO historiador, pesquisador e escritor Wesley Faustino concedeu uma entrevista à rádio Povo FM, no programa Dinâmico News, na companhia do presidente da Câmara de Vereadores de Ubatã, Gabriel Nascif(PT). O foco da conversa foi o vídeo documentário que celebra os 70 anos da posse dos primeiros vereadores do município.
A história remonta a setembro 1954, quando Arnaldo Azevedo, Gestor de Negócios Municipal, nomeado pelo governador da Bahia, Regis Pacheco, assumiu a responsabilidade de organizar o recém-emancipado município de Ubatã e de conduzir sua primeira eleição, ocorrida em 3 outubro de 1954. Ubatã, que anteriormente era conhecido como Arraial de Dois Irmãos, teve sua denominação alterada pelo Decreto Estadual n° 514, de 12 de dezembro de 1952, após a emancipação.
Na referida eleição de outubro de 1954, a população ubatense elegeu para a Câmara de Vereadores os senhores Osmar Fernandes de Oliveira, Hamilton Fernandes Motta, Antônio Muniz Ramos, Josias Zaga de Souza, Leônidas Oliveira (dentista Nidinho), Dr. Mário Tavares, Everaldo Azevedo e Milton Faustino dos Santos, além do prefeito Sandoval Fernandes Alcântara.
Ao longo destes 70 anos, 179 candidatos foram eleitos para a Casa Legislativa, juntamente com 23 suplentes que assumiram até a 18ª Legislatura (2025/2028), dentre os quais se destacam dez mulheres. A primeira a assumir um cargo foi a suplente Enoe Ribeiro, eleita em 1972 e que tomou posse em 1975. Entre as mulheres que marcaram a história da Câmara, destaca-se Ednalva Moraes Rigaud, conhecida como Nalvinha, que foi eleita três vezes consecutivas como vereadora, além de Cássia Mascarenhas, que ocupou os cargos de vereadora, presidente da Câmara e prefeita interina, este último concedido pela Justiça.
O presidente da Casa, Gabriel Nascif, ressaltou a importância do apoio e respaldo necessário para o bom funcionamento dos mandatos dos vereadores. Ele mencionou a relevância do cargo de secretário parlamentar, que foi ocupado ao longo desses 70 anos por figuras como Paulo Cabral, Anchises Correia, Célia, Shirley Farias, Lourdes e, pelos atuais 30 anos, por Sandra Azevedo.
É fundamental destacar algumas famílias que mantiveram mandatos desde 1954. A família Muniz, por exemplo, contabiliza 13 mandatos de vereador, cinco de prefeito(com a interinidade de Agilson Muniz) e três de vice-prefeito, com nove membros ao todo. A dinastia da família Silva começou em 1958, quando Alberto Rocha e Silva foi eleito vereador, resultando em 17 membros com mandatos de vereador, três de vice-prefeito e cinco de prefeito, incluindo duas interinidade (Alberto Rocha e Silva e Paulo Silva).
Entre os muitos fatos históricos ao longo desses 70 anos, destaca-se a eleição de 1966, quando pai e filho disputaram uma vaga na Câmara de Vereadores, ambos sendo eleitos: Pastor Jerônimo Vieira Lopes pela Arena e seu filho Almenisio Braga Lopes pelo MDB. Atualmente, na 18ª Legislatura, Carlos Reinam, o Júnior, ocupa uma cadeira que já foi de seu pai, Reinam Ramos de Souza, por seis mandatos. Não se pode esquecer também da família Ferreira, que detém 10 mandatos na Câmara e dois de prefeito, com o atual Vinicius do Vale.
O video documentário tem pesquisa, roteiro e narração de Wesley Faustino, filmagem e edição de Garcia Jr.(Interiorano)
Fonte: Repórter Garcia Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário