Eestrada Real- Jacobina
O município de Jacobina, um importante produtor de ouro na época do Brasil Colônia e, até 2018, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), no Sumário Mineral, a produção de ouro do município correspondia a 50% de toda produção estadual, principal item de exportação mineral.
O município teve grande importância na produção, comercialização e fiscalização do ouro, por isso a Estrada Real(ER) teve muita importância regional.
Na descida da Serra do Tombador encontra-se os trechos mais emblemáticos do calçamento no município. Nas localidades do Tombador do Araújo e Gogó da Gata, trecho de aproximadamente 1 km, boa parte de sua extensão está encoberta por cascalho, usado para facilitar o trânsito de automóveis.
Chama a atenção a longevidade do calçamento de quase 300 anos que ainda resiste aos veículos pesados que transitam carregados de placas de arenito.
As margens da BR 324 denominada "Estrada do Trigo" outro trecho remanescente da Estrada Real - usado para transportar este grão após o ciclo do ouro.
Já na sede, destaque para o calçamento no bairro Cocho de Fora, área antropizada que sofre intensas modificações, implicando na degradação e desaparecimento do calçamento original.
Fonte: Caminhos da Bahia Colonial - Estrada Real: Jacobina/Rio de Contas
Fotos: arquivo CBPM
Comentários
Postar um comentário