Pular para o conteúdo principal

Serie Chapada Diamantina

  Estrada Real 


RIO DE CONTAS e seus imponentes predios da antiga administração e seus predidos da Coroa Portuguesa.


Em 23 de junho de 1931, o município passou a se chamar Rio de Contas 

O povoado conhecido como "Pouso dos Crioulos" (atual sede de Rio de Contas) foi fundado por escravos alforriados e fugidos em algum momento do século XVII, não se sabe quando, mas sabe-se que este povoado foi descoberto em 1681, numa expedição. 

Na última década do século XVII, o povoado do Pouso dos Crioulos se transforma num ponto de pouso de viajantes vindos de Minas Gerais e Goiás que seguiam rumo a Salvador. Foi erguida, nestes tempos, uma capela em louvor a Senhora Santanesmo com a queda da produção de ouro, Rio de Contas continuou sendo uma escala obrigatória no Caminho Real. Durante o século XIX, todo o tráfego para o sudoeste da Bacia do Rio São Francisco era feito por esse caminho. Além disso, a Casa de Fundição trouxe à vila a técnica da joalheira, o que gerou uma metalúrgica artesanal que se transformou na base da economia local. Desenvolveu-se também a agricultura, baseada no café, cana-de-açúcar, cereais e tubérculos. 

Em 1840, a Vila Nova de Nossa Senhora do Livramento das Minas do Rio de Contas teve seu topônimo simplificado para "Minas do Rio de Contas". Em 28 de agosto de 1885, a Vila de Minas do Rio de Contas foi elevada à condição de cidade, com a mesma denominação. Em 23 de junho de 1931, o município passou a se chamar Rio de Contas. No século XX, novas corridas de ouro ocorreram, em 1932 e 1939, mas não tão significativas. 

Rio de Contas preserva o traçado antigo, apresentando praças e ruas amplas, igrejas barrocas, monumentos públicos e religiosos em pedra e o casario em adobe. O conjunto arquitetônico de Rio de Contas, o qual é constituído, basicamente, por edifícios da segunda metade do século XVIII e início do século XIX, foi tombado pelo IPHAN em 1980. 

A cidade é, atualmente, polo ecoturístico da Bahia. Além das centenas de edificações históricas da área urbana, nos arredores de Rio de Contas encontram-se vestígios de represas, aquedutos, túneis e galerias, que testemunharam a grande atividade de mineração naquele sítio.

Fontes: Caminhos da Bahia Colonial  - Estrada Real: Jacobina - Rio de Contas / wikepedia.org

Fotos: Acervo CBPM

Matéria:Wesley Faustino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversariantes do Dia

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje (29), o cantor Inho San e sua irmã Cilene Silva de Jesus, desejando  muitas paz, saúde, amor e alegria. Nesta data especial em dobro, gostaria de parabenizar vocês dois por serem tão incríveis. Felicidades, muitos anos de vida e que Deus continue iluminando e abençoando a vida de voceis.

Nota de falecimento

  O Blog Ibirataia manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Maria da Gloria Santos Silva, 70 anos (conhecida Goi), ocorrido na tarde de hoje(12/11), no Hospital Prado Valadares em Jequié  Lamento sua perda irreparável, solidarizo-me com a família e amigos neste momento de dor e saudade. Meus sentimentos aos familiares  Denise Machado