Pular para o conteúdo principal

Orlandinho do Piseiro a dança do Carpinteiro e Eliaa Monkbel

 Texto: Wesley Faustino




 Um vídeo caseiro da dança que viralizou na internet levou ao ápice musical o Imperador da Seresta, até então só conhecido no interior do Maranhão 




Dança cativante, viralizada como 'Dança do Carpinteiro', o  trio em estilo de velhinho, cara séria, balançando o quadril, ombro para frente e o dedinho para cima, vestidos com calças e bermudas acima da cintura, camisas abertas, uma penca de chaves penduradas no passa cinto, transformou a vida do desconhecido cantor Elias Monkbel (10 milhões de visualizações no Youtube), lá da pequena cidade de Bom Lugar (12 mil habitantes) no Maranhão, e o colocou no 3° lugar no Top Viral Global Spotify,  principal plataforma de música do mundo. 



Wesley Safadão, Ivete Sangalo, Tirulipa, Léo Santana entre outros famosos e muitos anônimos vestiram a caráter e fizeram o rebolado irônico embalados pelo ritmo da canção "O Carpinteiro" - já ultrapassou 40 mil vídeos no Tik Tok. 



Não só artistas aderiram, como também os jogadores do Flamengo fizeram a dancinha quando ganharam a Supercopa do Brasil e diversos memes bombam nas redes sociais com paródias  políticas e outros. 



Antes, Orlandinho e seus amigos ja tinham viralizados dancando a musica "Linda e Bela"(mais de 1,5 milhões de visualizações), também na voz de Elias Monkbel. 


-  Afinal, quem é o autor da música?  - 


Amigos de famosos como Bob Dylan e Jimi Hendrix, em 1967, o americano Tim Hardin, escreveu e cantou o folk sofrido "If I were a carpenter" ( Se eu fosse um carpinteiro) - uma das músicas que ele cantou no festival de Woodstock em 1969. A faixa virou um clássico nos EUA, regravada por artistas renomados como Bob Dylan, Stivie Wonder, Willie Nelson entre outros. 


- Ronnie Von,1° a gravar a canção no Brasil - 



Em 1967, o cantor da Jovem Guarda, Ronnie Von,  gravou pela primeira vez no Brasil uma versão em português da faixa. Traduzida como "O carpinteiro" tem letra assinada por Antonio Carlos Wallace Duncan Junior, que manteve a ideia original de um pobre trabalhador apaixonado por uma mulher rica. 


Uma versão em ritmo de reggae, ficou bem conhecida como a "Melô de Carpinteiro" com o cantor Roberto Rasta, nos anos 90, hoje com mais de 4 milhões de visualizações no Youtube. Existe outra versão famosa em reggae, gravada em 1989, pelo jamaicano John Holt. 



Fontes e fotos: open.spotify.com / suamusica.com.br / m.facebook.com / http://xn--metrpoles-86a.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,