Foto: Pinterest
A Abolição da escravatura foi o acontecimento histórico mais importante do Brasil após a Proclamação da Independencia, em 1822. A lei Aurea foi assinada em 1888 pela princesa Isabel.
Esta data é considerada pelo movimento negro como um dia nacional de luta contra o racismo, pois a abolição da escravidão não garantiu condições reais de participação na sociedade para a população negra no Brasil, alguns exemplos: no congresso menos de 9% dos parlamentares são negros, Bruno Barros da Silva de 29 anos e o sobrinho Ian Barros da Silva de 19 anos foram mortos após tentativa de furto de carnes pelos seguranças do supermercado Atakarejo no Bairro Amarelina em Salvador, Bahia, entregarem os dois a traficantes, no esporte temos racismo, o jogador Daniel Alves ser chamado de macaco, os negros e pobres na prisão representa 66,7% da população carceraria enquanto a população não negra(considerada branca) segue a classifica o 33,3%.
Ao falar em racismo nos tempos atuais, é necessário ter uma perspectiva histórica e buscar uma relação entre escravidão e racismo, com diz o filósofo Silvio Almeida na obra "Racismo Estrutural" o racismo estrutural justifica a escravidão naquela época, da mesma maneira que justifica a desigualdade social atualmente, preconceitos, discriminação, mortes, é o sentimento de injustica que nunca vai embora. Os brasileiros, no geral, entende que as pessoas são tratadaa de maneiras diferentes em estabelecimentos e instituições apenas pela cor da sua pele.
Temos que dá parabéns ao dia da Abolição?
Comentários
Postar um comentário