1ª Miss Elegante Bangu

 

Em comemoração aos 17 anos de instalação do Bangu Shopping nas antigas dependências da histórica Fábrica Bangu, foi inaugurada em (30/10/2024) uma escultura em homenagem à Corina Baldo, a primeira vencedora do concurso Miss Elegante Bangu que está exposta no pátio interno do shopping, ao lado da chaminé da fábrica.



Realizado na década de 1950, o concurso foi precursor do Miss Brasil e marcou o pioneirismo do bairro no cenário da moda nacional. A escultura de Corina, criada pelo artista plástico banguense Clécio Regis tem 3,70 metros de altura, faz parte de um esforço para valorizar figuras marcantes da história de Bangu e representa a importância de Bangu na moda brasileira. Tecidos Bangu faziam sucesso no mundo e moradoras do bairro tinham acesso pois havia uma loja para vendas. Tempo bom onde víamos a alta sociedade usando Bangu, nós também e podíamos comprar.

Conto aqui como tudo começou: No ano de 1951, D. Candinha Silveira, esposa de Joaquim Guilherme da Silveira, um dos donos  da Fabrica de Tecidos Bangu, fundada em 1891, criou o concurso Miss Elegante Bangu, um evento beneficente em prol da instituição Obra da Pequena Cruzada. O primeiro certame teve como vencedora Corina Baldo, foi realizado em 1952 e conquistou imediatamente a simpatia da alta sociedade carioca.  O carisma do concurso se espalhou por todo o Brasil. Era chique participar dos desfiles Bangu, cujo prêmio maior para a primeira colocada na finalíssima nacional era uma viagem a Europa. Moças finas e educadas, oriundas de famílias bem conceituadas, desfilavam em trajes esportivos e em roupas de gala confeccionadas com tecidos da marca Bangu. Guardando as devidas proporções, a etapa final nacional do Miss Elegante Bangu era uma espécie de evento do tipo São Paulo Fashion Week e as roupas que as garotas - espécies de Tops Model da época  - vestiam ditavam moda.

Em sua edição de (19/07/1986), a revista Manchete publicou a foto abaixo, onde se lê na legenda:


 O neles! Ela foi Miss Elegante Bangu e Miss Caiçaras, e seu nome esteve presente nas passarelas e colunas sociais dos anos 50. Hoje, funcionária pública, Corina Baldo pode reencontrar os bons tempos do passado ao ver seu filho, o ator Felipe Camargo, revivendo na TV aqueles anos dourados.



Comentários

Postagens mais visitadas