Pular para o conteúdo principal

Primeiros desbravadores de Ibirataia



Os primeiros desbravadores chegaram na região de Ibiratáia no inicio do século XX, oriundos de Capela do Rio do Peixe, hoje Piraí do Norte, e se fixaram, construindo propriedades, atraídos pelas riquezas do solo e das matas. Dentre estes desbravadores podemos destacar José Quirino, os irmãos Manoel Pereira da Silva e José Firmino da Silva, Manoel Lourenço da Silva, Patricio Teixeira, Eugênio Machado, Mamede Abdon Fair, José Thiara, Nemam Chequer, Manoel Feliciano da Silva, José Roberto, Nicolau Ribeiro, Nilson Ribeiro, Marcelino Lima, Antônio Nunes Pacheco, Ismael Almeida, Ramiro do Emburrado e seus filhos Arsênio e Américo, Vital Campos, Joaquim Coelho da Lima Filho e o primeiro delegado de polícia do povoado, Eduardo Félix. A seguir vieram as famílias Silva, Tinoco, Calheira e tantas outras.
Joaquim Quirino, vindo da Capela do Rio do Peixe, fixou-se às margens do Rio Formiga onde já havia o Povoado de Ipecacuanha, onde os caçadores trocavam plantas medicinais por munição.
Em seguida a área ocupada por José Quirino foi ampliada dando origem à Vila Ferreira, antiga Tesouras, em terreno comprado por Raimundo Crente e que vendeu a José Miraglia, dono da Vila Ferreira, pertencente aos herdeiros de Manoel Tinoco de Miranda.
Até 1939, Tesouras era um Arraial e pertencia a Rio Novo.
Rio Novo recebeu o denominação de Ipiaú e foi elevado à categoria de Comarca. Na mesma época Tesouras foi considerada Vila e denominada Ibirataia, sendo administrada por Ipiaú até a data de sua emancipação política.
Foi elevado à categoria de município em 10 de novembro de 1960, mediante a Lei n° 1.347.
Dois anos depois foi realizada a primeira eleição para prefeito e vereadores em 3 de outubro de 1962, sendo eleito Dr.Aristóteles Dias da Fonseca como primeiro prefeito de Ibirataia, e os primeiros vereadores, Braz Pereira Nascimento ,Presidente da Camara (1963-1964) Ilton Lopes Leal, Presidente da Camara (1965-1966, Jurandir Pereira Gonçalves, Pedro Nunes de Oliveira, Rômulo Teotônio Calheira.
O hino de Ibirataia foi criado por José Antônio Calheira Silva (kalu) e Cosme Avelino dos Santos.




Comentários

  1. Esqueceu de meu bisavô Manoel Lorenço da Silva junto com o pai de Rômulo Calheira começaram a abrir a cidade de Ibirataia, Manoel Lourenço era pai de Edgar fernandes da Silva meu tio e a emancipação de Ibirataia deu-se pelo primeiro prefeito Dr Aristóteles dias da Fonseca meu pai antes duas vezes vereador por tesouras comarca de Ipiaú.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou colocar as informações que me passou, obrigada!Lembro de Dr Aristóteles uma e Dr Edgar, grandes homens.

      Excluir
    2. Me add no Whatsapp, (71) 992812366, gostaria de saber mais sobre a história de Ibirataia.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,