sábado, 4 de janeiro de 2020

O Nome da Rua

Por Achel Tinoco.


Quando eu era pequeno, e não faz tanto tempo, ficava invocado com os nomes de algumas ruas da minha cidade — Ibirataia. Por exemplo: todo dia eu passava na Rua do Dendê para ir à escola. Mas por que será que aquela rua se chamava Dendê? Aí, fui crescendo um pouquinho, subi a ladeira da Rua do Carrapato, onde mulheres distraídas ficavam sentadas no batente da porta de casa a esperar dos clientes, que só chegavam à boca da noite. Já começando a namorar, deparei-me debaixo d’um pé de jaca, num bairro chamado Cunhão Ventoso.
Imagine o diálogo com a mocinha:
— Amor, quero um beijo seu lá no Cunhão Ventoso!
Misericórdia, ela diria, antes de redarguir:
— Só não me leve na Praça do Pau Caído, meu chuchuzinho! 
Sequer me atrevia a frequentar o Chupa Peito, que dirá um bordeja pelo Calçola Torta. Deixa estar, que a gente vai cortar um dobrado no Corta Jegue e fazer festa no Rola Colchão.
Quando não muito, ainda se dorme e tem que amanhecer ao canto de um galo pedrês, para buscar água na Rua da Cisterna, pegar a Rua da Mangueira e lavar a Rua da Lama. Pelo menos, uma consolação: moramos todos na Rua dos Artistas.
Mas só de brincadeira, visse?!

Nenhum comentário:

Surfista Morre Após Ataque de Tubarão na Austrália

  Neste sábado (6) um surfista de 57 anos, morreu  após ataque de tubarão em praia no norte de Sydney, apesar de ter sido resgatado da água,...