Pular para o conteúdo principal

Coqueirais

Do próximo livro do escritor Achel Tinoco
         "O Conto da Ilha de Taparica"


Faz-se saber que uma nau, proveniente possivelmente da Índia, naufragara duas a três léguas acima do Rio Vermelho carregada de coco, no lugar chamado de Itapuã. Os cocos teriam se escondido sob a areia da praia. O clima era perfeito para o seu desenvolvimento. Logo floresceram por toda a costa. O escravo africano já o conhecia de suas terras, não foi difícil utilizá-lo. Mais difícil seria subir nos pés de até 30 metros de altura para colher seus frutos. Os coqueirais integraram-se de tal forma à paisagem, que haveríamos de crer que fora criado aqui, como a jabuticaba.
Contaria o historiador João de Barros no seu livro “Décadas da Ásia” (1563):
"[...]por razão da qual figura, sem ser figura, os nossos lhe chamaram coco, nome imposto pelas mulheres a qualquer coisa, com que querem fazer medo às crianças, o qual nome assim lhe ficou, que ninguém lhe sabe outro, [...]."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,