Pular para o conteúdo principal

As Placas Automotivas

 Por Achel Tinoco escritor e poeta

Está certo: tudo deve se enquadrar aos novos tempos. Mas, algumas coisas, me fazem me sentir bem mais velho do que sou na realidade. Vejamos estas novas placas automotivas: diz-se por aí que a principal mudança está no padrão visual, que será sempre com fundo branco e uma faixa azul na parte superior. O que vai definir a categoria do veículo serão as cores das letras e números. Tudo bem! Mas duvido que alguém conseguirá identificar uma dessas placas acaso seu carro seja roubado e passe correndo por você; nem a polícia conseguirá ser tão rápida na observação. Além disso, não identificamos a cidade e o estado de origem do seu carro, embora alguém nos explique que essas informações estão lá, visíveis e cheguei. Não enxergo. Acho que valia bem uma gozação quando parávamos os nossos carros na porta da escola ou na porta da faculdade e ele tinha placa de alguma cidade do interior. Era tanta a zoeira, que alguns se davam ao trabalho de emplacar seus carros em cidades que tivessem o seu nome próprio. Por exemplo: alguém que tivesse o nome ou sobrenome Timóteo, emplacaria o carro na cidade de Timóteo; alguém que tivesse o nome de Coutinho, emplacaria o carro na cidade de Lafaiete Coutinho; alguém que tivesse o nome de Luiz Eduardo Magalhães, emplacaria o carro naquela cidade, ainda que o nome inteiro não coubesse na placa, e assim por diante. Afora isso, ainda tinha a ‘arrogância’ de chegar em alguma cidadezinha do interior com placa da capital. Ah, era uma festa, os olhos cresciam, a curiosidade iluminava o carro inteiro, para se saber quem é o forasteiro. E se a placa tivesse cor, identificaria até a profissão do freguês: se fosse vermelha, era taxista; se fosse cinza, era de passeio; se fosse branca, hum, carro oficial; se fosse verde e amarela, aí era do alto escalão do governo, melhor nem olharmos. 
Agora tudo mudou, as placas são assim: um tanto sem graça, um tanto sem interesse, um tanto comum, embora possa ter alguma modernidade. E se era para passearmos pelo MERCOSUL, ora, o MERCOSUL não nos empolga, não empolga nem os carros, tão somente quando são roubados ou furtados aqui e levados para lá, talvez facilite a empreitada. Não sei!
Verdade: tem a banheirinha do Brasil à vista... Acontece que nem todos a conhecem ou a identificam!...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,