Ufa, que ótima ideia!
O que é isso? “Programa de estímulo à literacia familiar, ou seja, de leitura pela família para as crianças. Incentivar a leitura para crianças no ambiente familiar. É com esse objetivo que o Tito, mascote deste programa do Ministério da Educação (MEC), embarcará em uma viagem pelo Brasil. Além da presença do ursinho, cheio de histórias, os shoppings irão ganhar espaços do Conta Pra Mim. Contadores de histórias também estarão presentes e vão ensinar práticas e atividades de literacia familiar, isto é, técnicas de interação durante a contação de histórias e de leitura em voz alta com as crianças.
Meninos e meninas que são estimulados desde cedo à leitura e à brincadeira dentro de casa tendem a chegar mais aptos e habilidosos nos anos iniciais do ensino fundamental”.
Verdade, tudo é o exemplo. Se seus pais têm o hábito de ler para você todos os dias, claro que você terá mais facilidade de gostar de ler, e isso vai por toda sua vida. Todo escritor que conheço, ou mesmo aquele que apenas li a biografia, relata que aprendeu a gostar dos livros por causa dos pais ou dos avós que liam para ele. Gabriel Garcia Márquez, por exemplo, contou em muitos dos seus livros as próprias peripécias da infância, quando os avós liam para ele, contavam histórias, inventavam casos. Eu mesmo tenho viva em mim a imagem do meu pai, que estava sempre lendo ao fim de cada tarde, e me declamava poemas, debatia comigo o fim de um romance, fazia questão de me indicar livros. Foi por causa dele que li o primeiro livro de José Saramago, chamado “Todos os nomes”. E olha que me fez uma péssima crítica: disse-me que o livro era cansativo, chato, monótono, e nele só tinha um personagem: o sr. José. Mas que eu lesse. Ora, me apaixonei e li, posteriormente, todos os livros desse escritor português genial.
A leitura enfeita a mente da criança, tornando-a mais ligeira, criativa; e enriquece a mente do adulto, tornando-a coerente, organizada, desenvolvida.
‘Conta pra mim’ e para todas as crianças sempre uma boa história.
Achel Tinoco poeta e escritor
Comentários
Postar um comentário