O pesquisador e escritor Wesley Faustino, especialista da história do municipio de Ubatã e da Câmara de Vereador, expert na trajetória do canoista ubaitabense Jeferson Lacerda, esteve na Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb) para uma audiência com Uilson Souza, coordenador de Excelência Esportiva, sobre um projeto muito especial: a elaboração de um livro biográfico do renomado canoísta Jeferson Lacerda, uma verdadeira lenda da canoagem velocidade baiana e brasileira! " Lacerda tem uma importância muito grande no começo de minha carreira e de muitos outros canoistas. Sempre nos incentivando e orientando nos treinamentos", conta Erlon Souza, medalhista Olímpico e vice-presidente da Confederação Brasileira de Caboagem (CBCa).
Durante o encontro, Wesley e Uilson trocaram ideias sobre a importância de contar a trajetória de Jeferson, que não apenas conquistou inúmeras medalhas e títulos, mas também inspirou gerações de atletas com sua dedicação e amor pelo esporte. A proposta do livro é resgatar não apenas os feitos esportivos do canoísta, que começou a remar aos 27 anos e aos 30 estava disputando as Olimpíadas da Espanha em 1992, mas também suas vivências, desafios e a paixão que o levou a se tornar um ícone na canoagem. "Jeferson é o grande responsável pelo sucesso da canoagem na Bahia, como atleta, dirigente e técnico aqui na regiao e na seleção brasileira. Ele é fora de série. Ganhava tudo que participava", lembra José Carlos Lona, ex-presidente da Federação Baiana de Canoagem(FBC); ex-presidente do Conselho Fiscal da Confederação Brasileira de Caboagem(CBCa) e ex-vice-presidente da Associação Cacaueira de Canoagem de Ubaitaba (ACC)".
A conversa foi repleta de energia e entusiasmo, refletindo a paixão de ambos pelo esporte e pela valorização das histórias que moldam nossos campeões. Wesley, com sua experiência em pesquisa e escrita, está animado para dar vida a essa narrativa que promete emocionar e inspirar muitos leitores. "Sem dúvida, será uma homenagem digna a Jeferson Lacerda e à rica história da canoagem", disse Uilson de Souza à reportagem. "É uma celebração do esporte, da superação e do legado que fica!", contou Wesley Faustino. As canoistas, Luciana Costa e Camila Lima, respectivas coordenadora de esporte da CBCa e Presidente da FBC diz em uníssono que "Lacerda é o grande baluarte na canoagem da Bahia e do Brasil. Um atleta olímpico que deu incentivo aos demais".
Credito: Pesquisador Wesley Faustino
Nenhum comentário:
Postar um comentário