Série Chapada Diamantina

  Estrada Real

 Piatã e suas Belezas Naturais.

Situada entre duas oponentes serras: Tromba(onde nasce o Rio de Contas que deságua em Itacaré) e Santana, a cidade de Piatã, outrora denominada Bom Jesus do Rio de Contas, situada a 1.350 metros de altitude, ostenta o título da mais alta do Nordeste brasileiro e sua temperatura chega a cinco graus celsius no inverno - o que favorece o plantio de café. 

Ponto de parada dos tropeiros que transitavam pela Estrada Real, o município guarda registros de calçamentos  e estruturas relacionadas com a época do período colonial, a exemplo da Bica do Machado, utilizada para abastecimento de água potável da população. 

Além da riqueza nas belezas naturais, berço de muitas águas, belas cachoeiras (a exemplo do Cochó; Caximbari; do Patrício, e da Deusa), montanhas, rica vegetação e pinturas rupestres é também conhecida pela potente cultura do café especial que colocou a região entre as  mais premiadas do país. 

A cachoeira do Patrício, a mais imponente, situa-se no início de um cânion com altura superior a 20m, formando um lago onde é possível o banho.  O vento que bate nas águas que caem do alto dessa cachoeira, dispersa pequenas gotículas que, sob efeito dos raios de sol,  formam caleidoscópio multicoloridos. 

Café Rigno,  premiado mundialmente 

Fatores como o solo, altitude e baixas temperaturas, aliados a técnicas de plantio e colheitas diferenciadas, o município se destaca pela qualidade do café arábica com vários prêmios nacionais e internacionais, em especial, a marca Rigno. 


Fonte: Estrada Real: Caminhos da Bahia Colonial - Indicativos do Potencial Turístico 

Fotos: arquivo CBPM /www.newsba.com.br / beecost.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas