Pular para o conteúdo principal

Série Chapada Diamantina

 Morro do Chapéu



O Coronel Dias Coelho e o marketing e o politico 

Os resultados das eleições de 1899 não foram boas para o grupo dos Coquis, encabeçado pelo coronel Francisco Dias Coelho, que estreava na política. Disputavam os grupos políticos, Mememés x Coquis, os cargos para membros do Conselho Municipal, Intendente da Junta de Administração Distrital e Juiz de paz. 

Votaram 571 eleitores, presumindo-se que na sua maioria eram oriundos de famílias da elite local, salvo alguns que de alguma maneira foram alfabetizados. Apurados 485 votos para o major Pedro Celestino e apenas 76 para o coronel Dias Coelho, um resultado catastrófico, apesar de três dos sete assentos para o Conselho Municipal ter sido ganho pelos Coquis. 

A construção da imagem do coronel  Dias Coelho - 

O grupo escolheu três estratégias para reforçar a imagem do coronel: como torna-lo conhecido tanto nas camadas populares, apesar do ótimo trânsito pelo contato direto com os garimpeiros e pequenos produtores rurais e agregados, além de fazer-se presente nas elites locais como sendo parte dela, e o fortalecimento do grupo através dos três membros eleitos para o Conselho Municipal - neste caso a atuação na gestão pública. 


- O marketing eleitoral -

Para que a imagem do coronel chegasse a todas as partes do município, os Coquis usaram a fotografia, coisa muito comum entres as pessoas abastadas nos séculos XIX e XX: a distribuição aos familiares e amigos mais próximos, um ato compreendido pelo recebedor da fotografia como uma gentileza e apreço pela amizade. A ação foi estendida aos correligionários e às famílias das camadas mais populares. 


Duas imagens do coronel foram usadas. Para os mais pobres, o  coronel vestia a farda da Guarda Nacional, assentado na cadeira que se assemelva a a um trono, com semblante tranquilo e imponente. Para elite, o coronel aparece com um terno bem ajustado, uma gravata alinhada, ar de tranquilidade, com um semblante mais grave e solene. 

Na imagem para elite o objetivo era que o destinatário visse na fotografia que o personagem retratado era um dos seus, também culto e rico, embora a fotografia não escondesse a sua cor. 

Já na fotografia enviada as camadas populares, era a aproximação da população pobre ao chefe político, como se um dos negros e pobre pelo nascimento estive representado ali na imagem, na imponência da farda com seus botões, ombreiras, cinturões e punhos. Tipo: qualquer um de vocês pode também vestir esta farda. 

Resultado que nas eleições de 1903, o candidato do coronel, Antônio de Souza Benta, foi eleito para Intendente da Junta de Administração Distrital e elegeu a maioria dos membros do Conselho  Municipal. 

Dois mandatos dos Coquis depois, o coronel Dias Coelho, nesta época Conselheiro municipal, enfim,  assume a Intendência Municipal, interinamente, em 1909, e  em 1911, através do voto direto. 


Morro do Chapéu experimentou seu momento de crescimento, com a modernidade e o progresso, sendo completamente reestruturada: ruas retas, largas e arborizadas, teatro, biblioteca pública, orquestra filarmônica, jornal, além de uma população em sua maioria alfabetizada, era a "Suíça sertaneja", uma cidade neutra pacífica e de grande importância no contexto regional. 


Fonte: O Coronel Negro: o coronelismo e Poder no Norte da Chapada Diamantina(1864 - 1919).Tese de Mestrado de Moisés de Oliveira Sampaio.Uneb, 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,