Seis equipes do interior disputam a 2ª divisão do campeonato baiano de futebol 2021 que começa domingo(27)
Seis clubes disputam a 52ª edição da Segunda Divisão do campeonato baiano de futebol de campo, em busca da única vaga de acesso à Série A, ganha pela equipe do UNIRB Futebol Clube, em 2020, clube com apenas dois anos de fundação.
A Confederação Bahiana de Futebol (FBF) recebeu 12 inscrições e destas, apenas oito equipes estavam aptas a disputar - o Galicia e o Jacobina desistiram - ficando apenas duas de Ilhéus, duas de Camaçari, e os representantes de Itabuna e Senhor do Bonfim: Barcelona de Ilhéus, Colo Colo, Grapiúna, Camaçari, Camaçariense e Botafogo.
- Histórico dos clubes-
Representando o sul da Bahia, respectivamente Ilhéus e Itabuna, o Barcelona Futebol Clube, fundado em 2019 é o caçula da 2ª divisão. O Colo Colo de Futebol e Regatas, campeão da Série A em 2006, duas vezes campeão da segundona e, nacionalmente, disputou uma Copa do Brasil, uma Série D e três disputas na Série C. De Itabuna, a equipe do Grapiúna Atlético Clube, 13 anos sem disputar campeonato profissional, por duas vezes vice na segundona - em 1996, ainda como Itabuna Atlético Clube e outra em 2001, como Grapiúna. Na Série A, disputou apenas em 1997 como Itabuna, sendo rebaixado.
Da cidade industrial de Camaçari dois times disputam o titulo: Camaçari Futebol Clube e o Sport Clube Camaçariense. As duas detêm no histórico apenas o titulo da segundona.
Completa o quadro do campeonato baiano da 2ª divisão, a equipe do Botafogo Sport Clube ou Botafogo da Bahia. Nos áureos tempos conquistou sete títulos no Baianão: o primeiro em 1919 e o último em 1938. Em 2012, depois de 74 anos, conquistou o título da segundona. Ficou até 2014 na elite do futebol baiano, sua última participação em campeonato. Também levou seis taças de Torneio Início - era uma disputa tradicional no futebol que acontecia antes do campeonato anual.
A Série B inicia domingo, 27 de junho, às 15 horas com as partidas Colo Colo x Camaçariense; Grapiúna x Barcelona (transmitido pela TVE) e Camaçari x Botafogo.
Texto: Wesley Faustino.
Comentários
Postar um comentário