Pular para o conteúdo principal

Série Chapada Diamantina

 

            Texto: Wesley Faustino

 Seabra

 Povoado de Campestre e a Batalha do Sertão

Palco da histórica contenda entre o coronel Horácio Queirós de Matos e Manuel Fabrício de Oliveira, referida pelos moradores com a "batalha do sertão", é referenciada pelo escritor Walfrido de Moraes como o "cerco a Campestre". 

Conhecido como o "governador do sertão", o coronel Horácio de Matos, durante 42 dias sitiou Campestre na intenção de capturar o jagunço Juvenal Cuscus, protegido do líder político local, Manuel Fabrício. 

Cuscus havia matado, por vingança, Vitor de Matos, em 04.12.1914, irmão do coronel Horácio e refugiou-se na cidade de Campestre sob a proteção de cerca de 200 homens e mais de meia centena de policiais. 

Depois da "batalha dos coronéis", como é referida por alguns moradores, o local entrou em decadência e perdeu o status de cidade agora povoado de Seabra. 

O povoado preserva parte da sua arquitetura original, apesar de muitos imóveis em estado de ruína - ainda poderão ser vistas em suas construções algumas das cicatrizes deixadas por antigas batalhas. 

             Igreja Nossa Senhora da Conceição

Datada de 1847, o templo é dos mais antigos da região e serviu de refúgio para as tropas do coronel Manuel Fabrício contra o cerco do coronel da região, Horácio de Matos. 

A localidade também foi passagem da famosa Coluna Prestes, movimento político-militar brasileiro ligado ao “tenentismo” ocorrido entre 1925 e 1927. 

A igreja também tem importância arquitetônica. Sua fachada principal é flanqueada por cunhais e possui três portas com mesmo número de janelas e arco abatido. Internamente tem piso em lajota de barro, passadeiras em pedra na parte central da nave e capela. Destacam-se imagens de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Rosário e Senhor Morto,  em madeira policromada. 


Fonte: Estrada Real: Caminhos da Bahia Colonial - Indicativos do Potencial Turístico / www.ipac.ba.gov.br

Fotos: arquivo CBPM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,