Estrada Real
Rio de Contas e seus Recursos Naturais
Pico do Itobira, é o segundo mais alto da região Nordeste do Brasil com 1.978 m. Nele vislumbra-se uma paisagem de grande apelo cenográfico, composta pela cristas rochosas entremeadas por campos elevados onde abundam sempre-vivas arbustivas.
É possível também encontrar matas de altitude com espécimes de árvores com porte em torno de 20 metros de altura. Essa região coleta águas pluviais que formam a nascente do rio Água Suja, importante manancial de água da região e um dos afluentes de cabeceira do rio de Contas.
A topografia acidentada favorece a existência de varias cachoeiras e riachos com corredeiras. Destaque para a Ponte do Coronel, uma série de corredeiras e pequenos lagos, criando um balneário. Outro magnifico recurso natural, a belíssima cachoeira Véu de Noiva, formada pelo rio Brumado e situada na escarpa da Serra das Almas, entre os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora.
Um pequeno trecho da Estrada Real(ER) encontra-se nas proximidades do Pico do Itobira, um provável ponto de ligação entre Rio de Contas e o trecho da ER existente na Serra do Barbado em Abaíra.
Fonte: Caminhos da Bahia Colonial: Estrada Real - Jacobina/Rio Real - Indicativos do Potencial Turístico.
Fotos: arquivo CBPM
Comentários
Postar um comentário