Pular para o conteúdo principal

A Série B 2021 do Brasileiro é a disputa mais forte de todas 39 edições

 


Disputando quatro vagas de acesso à Série A do brasileirão de futebol, as 20 equipes da Série B de 2021 disputarão 38 partidas e o campeão será a equipe com mais pontos corridos. 

Esta edição da Série B pode ser chamada da "Big das Bigs", em alusão à 1ª vez na história com um número recorde de campeões do brasileiro de futebol na disputa: Vasco, Cruzeiro, Botafogo, Guarani e Coritiba, totalizando 12 títulos da Série A, três Libertadores da América e sete Copa do Brasil, além de diversos craques que passaram pela Seleção Brasileira e Copa do Mundo. 

Os grandes da Série A para Série B 

O primeiro clube grande a cair para a segundona do brasileiro, foi o Grêmio, nas edições de 1991 e 2004, e seu maior rival, o Internacional, caiu em 2016.

Em  1997, foi a vez do Fluminense carioca. Outra equipe do Rio de Janeiro, o Alvinegro, amargou o rebaixamento nos anos 2002, 2014 e, em 2020, rebaixado como lanterna do campeonato. Em 2002, o Botafogo teve a companhia do verdão Palmeiras, que dez anos depois(2012) voltou a ser rebaixado. 

O Atlético Mineiro, primeira equipe mineira a ser rebaixada em 2005, seguido do Cruzeiro que disputou a segundona em 2020 e continua na edição de 2021. Em 2007, o Corinthians  amargou o seu rebaixamento na última rodada e no ano seguinte, o Vasco da Gama entrou no ranking e teve ainda mais três rebaixamentos em 2013, 2015 e 2020, sendo o time do clube dos 13 com mais rebaixamentos. 

Além destas equipes da elite da Série A que andaram e andar na segundona do brasileiro, tem outros participantes ilustres, campeões do brasileiro, a exemplo do Atlético  Paranaense, campeão de 2001, o Bahia, bi-campeão nos anos de 1959 e 1988, já  rebaixado três vezes, 1997/2003/2014 e Série C em 2006. 

Outro campeão brasileiro que constantemente passa pela segunda divisão, o Coritiba, apesar de sempre conseguir acesso de volta para a série A. Já o campeão do Brasil em 1978, o Guarani de Neneca, Careca, Zenon e do técnico Carlos Alberto Silva, completa 11 anos fora da série A. 

Além dos ex-campeões do brasileiro também há alguns clubes tradicionais que sempre marcam presença na segunda divisão como, Ponte Preta, Vitória, Goiás e Atlético Goianiense. Esses clubes sempre apresentam um bom futebol e deixam a segundona mais forte. 

Maior artilheiro de todos os tempos 

Bruno Rangel da Chapecoense em 2013, com 31 gols marcados é o maior artilheiro de todas edições da Série B. O jogador foi umas das vítimas da queda do avião com a equipe, atual campeã da segundona 2020.


Texto: Wesley Faustino

Fontes:  www.cbf.com.br / UOL.com.br/ globo esporte.globo.com /wikipedia.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,