Pular para o conteúdo principal

Morte Anunciada


O que pensa e o que sente alguém que sabe que a sua vida está chegando ao fim, apesar de a mente correr fagueira e lúcida? Não tem mais forças para brigar contra o tempo e o tempo já não pode ser contado. Passou. O olhar se perde no canto do quarto e já não tem horizonte, sequer espera por um milagre. A fala é pouca e o coração vagueia como se procurasse entender as engrenagens da vida até aqui. Tem pena de não ver mais o sol nem o mar de sua varanda imaginária. Vive num continuo despedir-se, sem saber se amanhece.

          É ainda mais penoso quando se é um jovem, um médico, e descobre um tumor intratável na cabeça. Nem ouve um colega lhe confirmar que só tem poucos meses de vida. Ele sabe e se pergunta, incrédulo, qual pecado terrível teria cometido para merecer tamanha sentença. Não duvida de Deus, apenas o questiona: por quê? Quem vai olhar pelos seus? A mulher que chora, os filhos nem sabem ainda, não poderiam aceitar. Mas o que mais o entristece é ver sua mãe tão à toa das ideias, fazendo promessas impagáveis para todos os santos, acreditando no que o seu coração de mãe quer acreditar: tudo vai dar certo, embora já tenha os olhos de luto.

          Eu o vi distante, como se não estivesse mais neste mundo. Por quê? Eu também pergunto. Imagino o seu sofrimento, a sua indignação, o seu desespero. Não tem como se cuidar. É obrigado a partir. Infelizmente. E o mais cruel não é a dor da despedida, mas a previsibilidade de ir. Foi-se.

          Eu não quero uma morte anunciada assim. Quero a surpresa de encontrá-la a qualquer momento, longe daqui.


#morteanunciada

#morte 

#vida

Credito: Escritor e poeta Achel Tinoco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Pesar

  Hoje 2 de julho, faleceu Vera Lucia Morais, 65 anos, que foi durante muitos anos minha vizinha e amiga, e é com o coração pesado que divulgo a triste notícia de seu falecimento. O sepultamento  será amanhã  (3/7) no Cemitério de São Gonçalo, às 13:30 Desejo muitas forças para sua filha Adriana, e todos os familiares e amigos neste momento tão difícil.

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho, ...

Nota de Falecimento

   O Blog Ibirataia lamenta profundamente  o falecimento ocorrido nesta terça-feira (12), de  Juciara de Jesus Souza, de 37 anos, que morreu após complicações do parto no Hospital Calisto Midley Filho, em Itabuna.    O velório será realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Ibirataia a partir das 21h. O Sepultamento acontecerá no dia (13) às 17 h, no Cemitério São João Batista em Ibirataia. O Blog Ibirataia presta solidariedade e condolências aos familiares e amigos neste momento de grande dor e tristeza.