Pular para o conteúdo principal

Jequié é considerada a cidade mais violenta do Brasil

 


"O município de Jequié era proveniente da sesmaria do capitão-mor João Gonçalves da Costa, que sediava a fazenda Borda da Mata. Esta, mais tarde, foi vendida a José de Sá Bittencourt, refugiado na Bahia após o fracasso da Inconfidência Mineira. Em 1789, com sua morte, a fazenda foi dividida em vários lotes entre os herdeiros. Um desses lotes foi chamado ‘Jequié’, nome originado da língua dos índios tapuias, seus primeiros povoadores. Para eles o termo ‘jequié’ designava onça ou cachorro. A cidade desenvolveu-se a partir da movimentada feira que atraía comerciantes de todos os cantos da região, no final do século XIX, e abastecia o Sudeste da Bahia, bem como a bacia do Rio das Contas, volumoso e cercado por uma extensa mata.


"Os mascates iam, de porta em porta, vender toalhas, rendas, tecidos e outros artigos trazidos de cidades maiores, enquanto os tropeiros e os canoeiros encaminhavam-se, invariavelmente, à praça Luiz Viana — nome em homenagem ao governador que emancipou a cidade (antiga Praça do Comércio). Nessa praça desenvolveu-se a primeira feira livre da cidade. A partir de 1885, ganhou mais organização depois que os comerciantes e líderes da comunidade italiana José Rotandano e José Niella decidiram comprar todo o excedente dos canoeiros e de outros produtores, até ser totalmente destruída pela enchente de 1914. Foram oito dias de intensas chuvas naquele janeiro trágico, que arrasaram a cidade e destruíram mais de mil casas. O rio subiu tanto que se chegou a pensar, fosse o fim do mundo”. (Texto extraído do meu livro ‘Um Jardim para Leonel’, publicado em 2014).

 


E por que estou dizendo isso? Porque Jequié, conhecida como Cidade Sol, que já foi até capital do Estado (por decreto), deixou a terrível enchente para trás, mas mergulhou na violência, o que muito nos entristece. São dezenas de assassinatos todos os meses e parece que não tem fim, o que deixa a população perplexa e assustada. Diz o governador que essa onda de violência é causada pelo crime organizado. Pois então que o estado também se organize para combater o crime organizado, ora tá! E tire de Jequié o título de cidade mais violenta do Brasil. Ninguém merece. 

#jequié

Credito: Escritor e Poeta Achel Tinoco



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Pesar

  Hoje 2 de julho, faleceu Vera Lucia Morais, 65 anos, que foi durante muitos anos minha vizinha e amiga, e é com o coração pesado que divulgo a triste notícia de seu falecimento. O sepultamento  será amanhã  (3/7) no Cemitério de São Gonçalo, às 13:30 Desejo muitas forças para sua filha Adriana, e todos os familiares e amigos neste momento tão difícil.

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho, ...

Nota de Falecimento

   O Blog Ibirataia lamenta profundamente  o falecimento ocorrido nesta terça-feira (12), de  Juciara de Jesus Souza, de 37 anos, que morreu após complicações do parto no Hospital Calisto Midley Filho, em Itabuna.    O velório será realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Ibirataia a partir das 21h. O Sepultamento acontecerá no dia (13) às 17 h, no Cemitério São João Batista em Ibirataia. O Blog Ibirataia presta solidariedade e condolências aos familiares e amigos neste momento de grande dor e tristeza.