Fluminense vence o Flamengo com gol do Ibirataense de Algodão

  André Trindade,  diminui a hegemonia do rubro negro; desta vez uma vitória sem o grito das torcidas na arquibancada.


Com 109 anos de história, o Fla x Flu, sigla criada pelo comentarista Mário Filho em 1933, disputou o 434° confronto no domingo(4), válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 


O Flamengo, mesmo com a derrota por 1x 0 - gol marcado pelo jogador André Trindade, 19 anos, natural do Distrito de Algodão em Ibirataia - ainda leva vantagem com 159 vitórias e 629 gols no rival e também pela maior goleada existente neste clássico das multidões: 7 x 0 em partida pelo Torneio Municipal em junho de 1945, no estádio São Januário. O Fluminense ganhou 135 partidas, marcou 569 tentos e o duelo teve 140 empates. 

Goleada é o que não falta neste clássico, a exemplo no ano de 1989, no último jogo oficial do Galinho de Quintino do futebol, partida do campeonato brasileiro, o Flamengo meteu 5 a 0. O Zico, camisa 10 do rubro negro, marcou um gol, também o maior carrasco contra o Fluminense, com 19 gols, uma média de 0,43 por partidas. 

A última disputa entre eles tinha dado Flamengo quando venceu com a vitória por 3x1, na final do Carioca em maio deste ano, a 11ª final, agora ficando no ranking em 6x5 títulos estadual para o Flamengo. 

Torcedores famosos das duas equipes,  como Nelson Rodrigues, Jô Soares, Xuxa, Chico Buarque, Pedro Bial, Fernanda Torres, Dudu Nobre, somam-se a eles, pelo rubronegro mais 42 milhões, a maior torcida do Brasil, e 2,1 milhões de tricolores, em 18° lugar no ranking do Instituto Datafolha(2019). 

Fatos importantes permeiam o clássico, como a  inclusão no Guiness Book com o recorde de público mundial entre clubes, na final do campeonato Carioca de 1963, com a presença  de 194.607 mil torcedores, sendo também o 3° maior da história do futebol no mundo. Neste jogo, o público correspondeu a 20% de toda população do Estado de Guanabara. Com a pandemia, o clássico não teve o barulho das torcidas na arquibancada . 

Texto:Wesley Faustino 

Foto:blogternoegravatinha.com

Fontes: www.goal.com.br/brasileiros.uol.com.br/Edson.com.br/mundorubronegro.com/ge.globo.com/trivela.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas