Criada sob o regime republicano através da Lei n° 115, de 16 de agosto de 1985, denominada Secretaria de Agricultura, Viação, Indústria e Obras Públicas, absorveu à época diversas atividades da administração pública baiana.
Com as mudanças ocorridas após a Segunda Grande Guerra o setor agrícola brasileiro sofre uma reestruturação e a Secretaria da Agricultura passa a preocupar-se com problemas mais específicos, como armazenagem, abastecimento e outros, dirigindo a sua atuação para pesquisa, assistência técnica, defesa e prestação de serviços.
Em 1991, altera-se a denominação para Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária(Seagri), tendo como finalidade "formular e executar a política de desenvolvimento da agropecuária, abastecimento, cooperativismo e reforma agrária".
Formou-se, então, uma relação com todas as esferas do processo produtivo - agentes oficiais ou privados - para garantir a prioridade da agricultura baiana.
Pela Lei n° 13.204 de 11 de dezembro de 2014, passou a atual denominação para Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura - SEAGRI.
A Bahia é AGRO.
Crédito: Wesley Faustino
Comentários
Postar um comentário