Pular para o conteúdo principal

História da Agricultura da Bahia

 Seagri, 124 anos, 1895 - 2019
  Passaram 51 secretários


Criada em 1895, no governo de Joaquim Manoel Rodrigues Lima, pela Lei n° 115, de 16 de agosto, com a denominação de Secretaria da Agricultura, Viação, Indústria e Obras Públicas, nos seus 124 anos, passaram até neste momento, 51 secretários na administração da pasta.

Nos governos de João Ferreira de Araújo Pinho, Aurélio Rodrigues Viana e José Joaquim Seabra - período de 8 anos (1908 a 1916) - a pasta ficou sem secretário, mesmo tendo estimulado o ensino agrícola e usado a garantia do imposto de exportação do Cacau, café e fumo para um empréstimo 1,8 milhão de libras para pagamento do funcionalismo no governo de Araújo Pinho(1908-1911).

Secretários com várias formações estiveram na pasta, na sua maioria engenheiro Civil, sendo Álvaro Navaro Ramos, no governo Juracy Magalhães (1931-1937), o primeiro agrônomo - um gestor bem atuante, construiu o edifício sede do Instituto do Cacau, criou os institutos do fumo e da pecuária, a Estação Experimental de Citricultura, da Sericicultura e de Fruticultura.

QUATRO GOVERNOS E UM SÓ SECRETÁRIO DA AGRICULTURA - 1995/2007

O geólogo Pedro Barbosa de Deus, passou 12 anos à frente da pasta quando estimulou o desenvolvimento da região Oeste, criou a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia(ADAB), comandou vários programas como o Sertão Forte, Cabra Forte, Flores da Bahia, programas de incentivos - Agroinvest, Proalba entre outros.

NOMEADOS E NÃO ASSUMIRAM
O engenheiro civil, Miguel Teive de Argollo, nomeado pelo governador Antonio Ferrão Moniz de Aragão,(1916/1920), faleceu antes de assumir e, no governo J.J.Seabra (1920/1924), Domingos Sérgio de Carvalho, não chegou a assumir.

Alguns secretários tiveram poucas atuações devidos as crises nos governos, como o engenheiro Elysio de Carvalho Lisboa(1930), no governo Ataliba Jacinto Osório, que durou apenas 6 dias no cargo. Continuou no governo de Leopoldo Afrânio Bastos Amaral(1930/1931), como secretário no período de 1930/1931, com o governador Leopoldo Afrânio Bastos Amaral, mas apenas fez despachos internos, sem nenhuma ação conhecida na agricultura baiana.

A maioria tiveram boas atuações, todos com ações na área e deixaram legados à agricultura baiana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,