Pular para o conteúdo principal

O Chapéu do deputado

O Chapéu do deputado


Antigamente, até para se demonstrar boa educação, quando se adentrava um recinto fechado ou à casa de um amigo, tirava-se o chapéu. E, somente para não esquecer, antigamente todo mundo usava chapéu. Com o tempo e com os volteios da moda, o chapéu caiu em desuso, a não ser aqueles bonés dos adolescentes e um ou outro senhor mais tradicional de vetusta idade que ainda costuma usá-lo. Assim, causou estranheza aos eleitores que um deputado use um chapéu de couro como extensão de seu corpo e dentro dele carregue todas as grandes ideias de seu mandato. "O chapéu faz parte de mim, como o cérebro e a cabeça", disse o nobre deputado. Desse modo, tudo que se encontrar no cérebro e na cabeça dele, encontrar-se-á também dentro do chapéu e por isso mesmo o Congresso parou por um dia inteiro para discuti-lo: o chapéu. Esse candidato foi quase eleito para representar o povo, mas quem o representa é o chapéu e como, sob sua ótica, não há nada mais importante a se discutir no Brasil do que o seu chapéu, porquanto se dá ao luxo de tal obscenidade. Agora o deputado já teve os seus 10 minutos de fama, talvez ele não tenha outra oportunidade de se sobressair tanto, uma vez que a sua grande ideia é justamente usar o chapéu, o único modo de aparecer. E como apareceu! Sim, mas agora se faz preciso manter esse sucesso, então, na próxima semana, aliás, menos de uma semana — porque eles reduziram a semana em menos uma segunda e menos uma sexta —, vão discutir a qualidade do couro do chapéu, e noutra oportunidade, as correias do chapéu, e por ai vai...
Ah, se o chapéu perder a importância, ele vai chegar ao Congresso carregando a sanfona, porque também é sanfoneiro, e então dirá que a sanfona também é uma extensão do seu corpo. Ainda bem que não é pianista!... Ora, meu Deus, um deputado poderia até andar nu, contanto que trabalhasse; que produzisse; que tivesse vergonha na cara e fizesse um pouco pela gente que o elegeu. Mas como, se não tem capacidade nem educação para usar um chapéu! Daqui a pouco, vai propor uma CPI, para se investigar a origem desse chapéu, se o couro usado para confeccioná-lo é de um boi baiano ou de um cabrito gaúcho.
 Nem um, nem de outro: acho que é de um jumento mesmo!

Crédito: Achel Tinoco escritor e poeta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,