Pular para o conteúdo principal

O Professor

O PROFESSOR
(Achel Tinoco)


No meu tempo de estudante, o professor era uma espécie de ídolo e, muitas vezes, o aluno se apaixonava por ele: aquela linda professorinha dos sonhos dos meninos; aquele eterno professor que passeava pelas fantasias das meninas.
Quando tocava a sineta, e ele entrava na sala, levantávamos educadamente para cumprimentá-lo. Ao primeiro sinal, ficávamos no mais completo silêncio para escutá-lo. E lá estava ele escrevendo no quadro negro, e cá estávamos nós a aprender... Não quero dizer com isso que não havia cochichos, brincadeiras, conversas paralelas. Sim, havia tudo isso e muitas vezes por isso ganhávamos esbregues, reclamações. Nada que não se resolvesse num instante, no ambiente das aulas. Os mais jovens respeitavam os mais velhos. Os alunos respeitavam os professores. Os filhos respeitavam os pais.
Hoje, os alunos perderam o respeito pelo professor; não têm respeito pelos pais; não têm respeito pela cidade onde vivem. Para eles, o professor é um escravo particular que está ali para ouvi-los rosnar..., e, muitas vezes, merecem ser chicoteado pelo ‘torpe’ motivo de tentar incutir em suas cabeças ocas um pouco de educação. Uma educação pelo menos básica, daquelas que antigamente se trazia de casa: não cuspir no chão, não responder aos mais velhos e não colar chicletes nas carteiras.
As cenas mostradas diariamente na TV de alunos espancando professores não são apenas chocantes, são insuportáveis e inadmissíveis. Além de receberem salários ridículos, da falta de estrutura das instituições onde trabalham, são obrigados a conviver com um ambiente de medo, grosserias, desrespeitos e agressões. 
Professor é uma profissão de alto risco.
Um país não se desenvolve sem educação. Mas com o Estado assistencialista e protecionista que temos, a sala de aula serão as ruas, e a escola transformar-se-á numa grande fossa política. Não tarda, o aluno se autoeducará, e assim seremos um país de monstros.
Agora, como se não bastasse apanhar dos alunos, os professores apanham da polícia.

Crédito: Achel Tinoco escritor e poeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,