sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Série As mulheres na Política


●Luíza Alzira Soriano Teixeira foi a primeira prefeita eleita no Brasil e na América Latina,
segundo notícia publicada na época pelo jornal norte-americano “The New York Times” ●

Disputou em 1928 (tomou posse em 1° de janeiro de 1929) , aos 32 anos, as eleições para a prefeitura de Lajes, cidade do interior do Rio Grande do Norte, pelo Partido Republicano, e venceu com 60% dos votos, quando as mulheres nem sequer podiam votar.

Com a Revolução de 1930, Alzira Soriano perdeu o seu mandato - governou apenas sete meses -  por não concordar com o governo de Getúlio Vargas.

A responsável pela indicação de Alzira como candidata à Prefeitura de Lajes foi a advogada feminista Bertha Lutz, uma das figuras pioneiras do feminismo no Brasil.

A administração de Alzira Soriano à frente da Prefeitura de Lajes resultou na construção de novas estradas, como a que fazia a ligação entre os municípios de Cachoeira do Sapo e Jardim de Angicos. Ela também construiu mercados públicos distritais, fez escolas e cuidou da iluminação pública a motor.

Somente com a redemocratização, em 1945, Alzira Soriano voltou à vida pública, como vereadora do município de Jardim de Angicos, onde nasceu.

Eleita por mais duas vezes consecutivas, liderando a União Democrática Nacional (UDN). Chegou à Presidência da Câmara de Vereadores mais de uma vez.

Aos 67 anos, Alzira morre em 28 de maio de 1963 por complicações de um câncer.


Nenhum comentário:

Caminhos do Rei

  Não sei se sou o único, mas com certeza sou dos poucos escritores que começaram a carreira incentivados por um cantor. Sim, um cantor: Rob...