Pular para o conteúdo principal

Embasa x Usuários dos serviços em Ubatã


Por Wesley Faustino. Gestor Público.  Ex Vice- Prefeito de Ubatã.

Tenho acompanhado pela rádio Povo de Ubatã as discussões sobre os serviços prestados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento da Bahia (Embasa) aos usuários dos serviços em Ubatã.

Como ubatense, me sinto na obrigação de tecer alguns comentários e ser o interlocutor sobre o assunto.

No ponto de vista legal o município firma contrato de concessão com a Embasa que é fiscalizada pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), órgão que tem a responsabilidade de acompanhar o contrato lado a lado.

Em primeiro lugar, os usuários da Embasa de Ubatã devem buscar um dialogo, visando aperfeiçoar a prestação de serviços. Neste caso, uma audiência pública entre os atores: Embasa, Executivo, Legislativo, Sociedade Civil Organizada entre outros.

Vamos ao dialogo, em primeiro lugar, e no caso de não satisfazer o anseio da população, tem-se a instância da Agência Reguladora a ser acionada para que verifique se o contrato está sendo cumprido e, caso não, tomar as atitudes necessárias para tal objetivo.

Cada município fiscalizado, a Agência Reguladora elabora um relatório e deixa à disposição no seu site( www.agersa.ba.gov.br).
Este relatório apresenta o retrato da infraestrutura, como captação, equipamentos, situação formal do contrato de concessão, entre outros elementos, dando assim uma radiografia bem detalhada da prestadora de serviços.

Deve-se considerar para que a água chegue em nossa casa é preciso instalar, operar e manter um conjunto de infraestrutura que começa pela barragem, envolve bombeamento, qualidade da água, entre outros. A garantia da potabilidade da água, custa muito, e são feitas uma média de uma mil análises mês.

Manter uma adutora, reservatórios, sistema de tratamento e distribuição, tem um custo considerável. No caso, o município de Ubatã teria condições de assumir esta despesa sozinho? Respondo que não.

A tarifa que os usuários pagam, dificilmente, conseguiria reunir arrecadação suficiente para bancar todas as despesas. É importante explicar que na ausência da Embasa o município teria que arcar sozinho com todas as despesas operacionais e mão de obra, o que poderia levar a uma maior precariedade dos serviços.

Por isso, é desenvolvido um arranjo onde o município concede a exploração com a Embasa e esta por ter uma escala para administrar, um conjunto expressivo de sistema na Bahia, em torno de 366 municípios, consegue manter os sistemas deficitários - apenas 15% destes, são rentáveis, e acaba assim, compensando, porque os municípios que têm receita maior bancam os de receitas menor, como Ubatã e outros do mesmo porte.

Sugiro que a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Ubatã convoque uma Audiência Pública para debater este assunto que tanto atormenta os usuários do sistema de água de Ubatã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversariantes do Dia

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje (29), o cantor Inho San e sua irmã Cilene Silva de Jesus, desejando  muitas paz, saúde, amor e alegria. Nesta data especial em dobro, gostaria de parabenizar vocês dois por serem tão incríveis. Felicidades, muitos anos de vida e que Deus continue iluminando e abençoando a vida de voceis.

Nota de falecimento

  O Blog Ibirataia manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Maria da Gloria Santos Silva, 70 anos (conhecida Goi), ocorrido na tarde de hoje(12/11), no Hospital Prado Valadares em Jequié  Lamento sua perda irreparável, solidarizo-me com a família e amigos neste momento de dor e saudade. Meus sentimentos aos familiares  Denise Machado