Pular para o conteúdo principal

Embasa x Usuários dos serviços em Ubatã


Por Wesley Faustino. Gestor Público.  Ex Vice- Prefeito de Ubatã.

Tenho acompanhado pela rádio Povo de Ubatã as discussões sobre os serviços prestados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento da Bahia (Embasa) aos usuários dos serviços em Ubatã.

Como ubatense, me sinto na obrigação de tecer alguns comentários e ser o interlocutor sobre o assunto.

No ponto de vista legal o município firma contrato de concessão com a Embasa que é fiscalizada pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), órgão que tem a responsabilidade de acompanhar o contrato lado a lado.

Em primeiro lugar, os usuários da Embasa de Ubatã devem buscar um dialogo, visando aperfeiçoar a prestação de serviços. Neste caso, uma audiência pública entre os atores: Embasa, Executivo, Legislativo, Sociedade Civil Organizada entre outros.

Vamos ao dialogo, em primeiro lugar, e no caso de não satisfazer o anseio da população, tem-se a instância da Agência Reguladora a ser acionada para que verifique se o contrato está sendo cumprido e, caso não, tomar as atitudes necessárias para tal objetivo.

Cada município fiscalizado, a Agência Reguladora elabora um relatório e deixa à disposição no seu site( www.agersa.ba.gov.br).
Este relatório apresenta o retrato da infraestrutura, como captação, equipamentos, situação formal do contrato de concessão, entre outros elementos, dando assim uma radiografia bem detalhada da prestadora de serviços.

Deve-se considerar para que a água chegue em nossa casa é preciso instalar, operar e manter um conjunto de infraestrutura que começa pela barragem, envolve bombeamento, qualidade da água, entre outros. A garantia da potabilidade da água, custa muito, e são feitas uma média de uma mil análises mês.

Manter uma adutora, reservatórios, sistema de tratamento e distribuição, tem um custo considerável. No caso, o município de Ubatã teria condições de assumir esta despesa sozinho? Respondo que não.

A tarifa que os usuários pagam, dificilmente, conseguiria reunir arrecadação suficiente para bancar todas as despesas. É importante explicar que na ausência da Embasa o município teria que arcar sozinho com todas as despesas operacionais e mão de obra, o que poderia levar a uma maior precariedade dos serviços.

Por isso, é desenvolvido um arranjo onde o município concede a exploração com a Embasa e esta por ter uma escala para administrar, um conjunto expressivo de sistema na Bahia, em torno de 366 municípios, consegue manter os sistemas deficitários - apenas 15% destes, são rentáveis, e acaba assim, compensando, porque os municípios que têm receita maior bancam os de receitas menor, como Ubatã e outros do mesmo porte.

Sugiro que a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Ubatã convoque uma Audiência Pública para debater este assunto que tanto atormenta os usuários do sistema de água de Ubatã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,