Um espaço destinado a postagens sobre Noticias, Entretenimento, Informação, Cultura e muito Mais! Com Respeito, Decência, Transparência e Honestidade, buscando sempre levar Informações com Clareza e Imparcialidade!
domingo, 14 de outubro de 2018
Série: As Mulheres na Política
Em 1935, a cidade de Muqui, no sul do Espírito Santo, elege a primeira mulher para sentar numa cadeira como vereadora no Brasil.
Maria Felizarda de Paiva Monteiro da Silva, eleita em dezembro de 1935, pelo Partido Social Democrático (PSD), chegou também a presidência da Câmara de Vereadores de Muqui, em 1937.
Carinhosamente chamada de Neném Paiva, ela era professora de música, no Grupo Escolar Marcondes Souza e dava aulas de piano em casa.
A primeira representante feminina em uma câmara municipal, legislou por apenas um ano e meio. Isso porque, na época em que Maria Felizarda foi eleita, o país passava por um período conturbado.
No final de 1937, o presidente Getúlio Vargas instaurou o Estado Novo, concentrando o poder ao executivo nacional e abolindo todos os partidos políticos e organizações civis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caminhos do Rei
Não sei se sou o único, mas com certeza sou dos poucos escritores que começaram a carreira incentivados por um cantor. Sim, um cantor: Rob...

-
Desta quinta-feira (1°), por volta das 5h 30,ll a procuradora da Prefeitura Municipal de Ibirataia, Doutora Rahiana Barbosa Silva, foi ren...
-
O Blog Ibirataia com muita tristeza comunica o falecimento de Março Antônio Trindade Silva, de 61 anos, ocorrido hoje (1°) no Hospital A...
Nenhum comentário:
Postar um comentário