sábado, 13 de outubro de 2018

Série:As mulheres na Política

●Em fevereiro de 1932, o Presidente do Governo Provisório  da República do Brasil (1930/1934), Getúlio Vargas, assinou o tão esperado direito de voto às mulheres ●

No código eleitoral Provisório (Decreto 21.076), de 24 de fevereiro de 1932, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional por este direito.

 Em 3 de fevereiro de 1933, apesar das restrições, as mulheres puderam dar seus votos para a Assembléia  Nacional Constituinte, elegendo a primeira deputada federal do País, pelo estado de São Paulo, a médica Carlota Pereira de Queirós.

Fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República, foi ainda aprovado parcialmente por permitir somente às mulheres casadas - com autorização dos maridos - , às viúvas e solteiras  que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para o pleno exercício da cidadania.

Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino.  Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres.

A única  mulher a governar o Brasil, Dilma Rousseff,  sancionou a Lei. n° 13.086/15, instituindo o  24 de fevereiro como "Dia da Conquista do voto Feminino no Brasil".


Nenhum comentário:

Surfista Morre Após Ataque de Tubarão na Austrália

  Neste sábado (6) um surfista de 57 anos, morreu  após ataque de tubarão em praia no norte de Sydney, apesar de ter sido resgatado da água,...