Um espaço destinado a postagens sobre Noticias, Entretenimento, Informação, Cultura e muito Mais! Com Respeito, Decência, Transparência e Honestidade, buscando sempre levar Informações com Clareza e Imparcialidade!
quinta-feira, 25 de outubro de 2018
Série: As Mulheres na Política
Luiza Erundina de Sousa, prefeita de São Paulo na gestão 1989/1993, eleita pelo PT, sendo a primeira mulher a governar o município.
Na sua gestão, implementou mudanças nas áreas de educação (os responsáveis pela pasta eram os educadores Paulo Freire e, depois, Mário Sérgio Cortella, reconhecidos internacionalmente) e saúde, como o aumento do salário e da capacitação dos professores da rede municipal, a melhoria na distribuição e qualidade da merenda escolar, a criação dos MOVAs (Movimentos de Alfabetização, centros de alfabetização e instrução de adultos) e a implantação de serviços de fonoaudiologia e neurologia, entre outros, nos postos da cidade, além do desenvolvimento de políticas sociais mais voltadas para a periferia.
A gestão de Erundina colocou a problemática habitacional como prioridade ao apoiar a implantação da habitação de interesse social por mutirão autogerido, o que ajudou a diminuir o deficit habitacional no município.
Durante seu período na prefeitura foi considerada uma das principais lideranças de esquerda no país, mas não conseguiu constituir um sucessor.
Em 1996, 2000 e 2004, Erundina candidatou-se novamente ao cargo de prefeita, sem obter sucesso em nenhuma delas (apesar de ter disputado o segundo turno em 1996).
Na eleição municipal de São Paulo em 2004, o atual presidente da República Michel Temer foi o candidato a vice-prefeito de Luiza Erundina (PSB). Ela recebeu 244 mil votos (3,96%) e ficou na quarta colocação.
Deixou o cargo de prefeita de São Paulo com apenas 20% de aprovação da população de São Paulo, segundo o Datafolha, embora tenha reduzido o deficit público e focou a gestão na área social, sobretudo na educação.
Também promoveu mutirões para construir casas populares, o que ainda lhe rende popularidade na periferia. O professor da USP Nabil Bonduki, que integrou a gestão, disse que Erundina acabou mal avaliada devido à maioria oposicionista na Câmara que barrava projetos, e à dificuldade de arrecadação, que paralisava ações.
Luiza Erundina de Sousa, 83 anos, nordestina de Uirauna (PB), Assistente Social, fez carreira política pelo estado de Sao Paulo, como vereadora(1983/1986); Deputada Estadual(1987/1988); Prefeita de São Paulo(1989/1993); Ministra Chefe da Secretaria de Administração Federal(fev a mai de 1993); e Deputada Federal por 5 mandatos (jan de 1999 até a data atual) e, aos 83 anos, rerleita nestas eleições para o 6° mandato na Câmara dos Deputados (2019/2022).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Surfista Morre Após Ataque de Tubarão na Austrália
Neste sábado (6) um surfista de 57 anos, morreu após ataque de tubarão em praia no norte de Sydney, apesar de ter sido resgatado da água,...

-
O Blog Ibirataia com muita tristeza comunica o falecimento de Março Antônio Trindade Silva, de 61 anos, ocorrido hoje (1°) no Hospital A...
-
Jesus Norberto Gomes. Criador do Guaraná Jesus Em reportagem publicada em 2016 pelo "G1", a família do criador contou que a ide...
Nenhum comentário:
Postar um comentário