Pular para o conteúdo principal

Série: As Mulheres na Política



Luiza Erundina de Sousa, prefeita de São Paulo na gestão 1989/1993, eleita pelo PT, sendo a primeira mulher a governar o município.

Na sua gestão, implementou mudanças nas áreas de educação (os responsáveis pela pasta eram os educadores Paulo Freire e, depois, Mário Sérgio Cortella, reconhecidos internacionalmente) e saúde, como o aumento do salário e da capacitação dos professores da rede municipal, a melhoria na distribuição e qualidade da merenda escolar, a criação dos MOVAs (Movimentos de Alfabetização, centros de alfabetização e instrução de adultos) e a implantação de serviços de fonoaudiologia e neurologia, entre outros, nos postos da cidade, além do desenvolvimento de políticas sociais mais voltadas para a periferia.

A gestão de Erundina colocou a problemática habitacional como prioridade ao apoiar a implantação da habitação de interesse social por mutirão autogerido, o que ajudou a diminuir o deficit habitacional no município.

Durante seu período na prefeitura foi considerada uma das principais lideranças de esquerda no país, mas não conseguiu constituir um sucessor.

Em 1996, 2000 e 2004, Erundina candidatou-se novamente ao cargo de prefeita, sem obter sucesso em nenhuma delas (apesar de ter disputado o segundo turno em 1996).

Na eleição municipal de São Paulo em 2004, o atual presidente da República Michel Temer foi o candidato a vice-prefeito de Luiza Erundina (PSB). Ela recebeu 244 mil votos (3,96%) e ficou na quarta colocação.

Deixou o cargo de prefeita de São Paulo com apenas 20% de aprovação da população de São Paulo, segundo o Datafolha, embora tenha reduzido o deficit público e focou a gestão na área social, sobretudo na educação.

Também promoveu mutirões para construir casas populares, o que ainda lhe rende popularidade na periferia. O professor da USP Nabil Bonduki, que integrou a gestão, disse que Erundina acabou mal avaliada devido à maioria oposicionista na Câmara que barrava projetos, e à dificuldade de arrecadação, que paralisava ações.

Luiza Erundina de Sousa, 83 anos, nordestina de Uirauna (PB), Assistente Social, fez carreira política  pelo estado  de Sao Paulo, como vereadora(1983/1986); Deputada Estadual(1987/1988); Prefeita de São Paulo(1989/1993); Ministra Chefe da Secretaria de Administração Federal(fev a mai de 1993); e Deputada Federal por 5 mandatos (jan de 1999 até a data atual) e,  aos 83 anos, rerleita nestas eleições para o 6° mandato na Câmara dos Deputados (2019/2022).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,