segunda-feira, 31 de março de 2025

Jovelina Pérola Negra

 




Jovelina Pérola Negra (1944–1998) foi uma das grandes vozes do samba brasileiro, especialmente do samba de partido-alto. Nascida no Rio de Janeiro, trabalhou como empregada doméstica antes de se dedicar à música. Sua carreira começou a ganhar destaque nos anos 1980, quando participou da coletânea Raça Brasileira (1985), ao lado de artistas como Zeca Pagodinho.

Com sua voz marcante e interpretação autêntica, Jovelina lançou discos de grande sucesso, como Jovelina Pérola Negra (1985) e Sorriso Aberto (1988), consolidando-se como referência no samba. Suas músicas abordavam a realidade do povo, o cotidiano dos subúrbios cariocas e a valorização da cultura negra.

Mesmo após sua morte em 1998, seu legado segue vivo, influenciando novas gerações de sambistas e sendo reconhecida como uma das maiores representantes do partido-alto. 


Credito: Não Somos Invisível, tem por finalidade atua com uma página de variedades direcionadas a cultura  Afro- brasileira e mundial


Nenhum comentário:

Morre o Fundador da Gol Linhas Aéreas

           Foto/  Gol Linhas Aéreas. Morreu no sábado (24), Constantino Oliveira Junior, aos 57 anos, o fundador e presidente do Conselho de...