Pular para o conteúdo principal

O Escambau por Achel Tinoco

O ESCAMBAU



Havia por detrás daquele mar, um lugar chamado Escambau. No meio de uma onda política, a população foi dividida ao meio. As pessoas que moravam na banda de lá do rio preferiam a cor azul; as da banda de cá, a cor rosa. Só não viam “a banda passar cantando coisas de amor”. Foram divididas entre aqueles e aquelas, todas e todos, bem-vindos e bem-vindas ao Escambau.
O rio que corta esse país chama-se Destutt de Tracy; não povoa suas margens com as águas depurativas da razão, nem abrange um sistema de ideias, quiçá o de esgoto que desidrata as baronesas e leva ao mar todas as invencionices da terra, as injurias e as deturpações. Pouquíssima educação. Nenhuma produção. Sequer sabem guerrear aqueles escambalenses, tão somente ferir com estilingue a vidraça que cobre as próprias casas. São ‘desabastados’ de pensamentos úteis, de um projeto comum a todos, que lhes façam pelo menos caminhar sem que tropecem nos corpos de inimigos imaginários...
No céu acinzentado do Escambau não tem estrelas. Se uma estrela é malvista, então melhor não cultivar estrela alguma, para não estragar o rebanho. E o rebanho vai descendo a ladeira, sem norte, desunido, arrogante, como se caçasse um pote d’ouro no fim do arco-íris. Se o encontrar amarelado, não serve. Ou é azul ou é rosa. Na verdade, não sabe aonde vai, muito menos se vai chegar, mas vai mesmo assim acudindo a desesperação. O que se fizer de certo tem que estar errado; o que se fizer de errado tem que parecer certo, porque a cor da bandeira não condiz com o olhar daltônico da turba: são uns azulistas; outros, rosistas. Então que se reescreva o hino, contanto que não seja cantado em canto algum. Fique lá na mudez da ignorância.
Talvez fosse de bom tom criar partidos para governar o país: Partido Azul e Partido Rosa (PA e PR). Mas logo alguém há de questionar: por que não o PI (Partido Incolor). Pronto, a celeuma está criada. Fique o Escambau desgovernado. Que aprendam a pescar sem vara! Só não se sabe se do lado de lá ou do lado de cá.
Talvez fosse mais razoável abaixar as armas, não?!
Por hora, não visitem o Escambau.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,