Pular para o conteúdo principal

Aos 63 anos, Grilo Sapateiro mantém viva a história de trabalho

 

                   Foto: Garcia Jr/Interiorano 
Em 1969, em Ubatã, Antônio Argolo Santos, que todo mundo carinhosamente chamava de Antônio Mãozinha, decidiu fazer algo que mudaria a vida do seu filho caçula, Juraci Costa Santos, que na época tinha apenas 8 anos. E qual foi o presente? Uma cadeira de engraxate! Sim, você leu certo! Enquanto muitos pais dão brinquedos, ele entregou uma cadeira e uma lição de vida: "homem não anda em maloca". Bastante sábio, não? Antônio Mãozinha, já com a saúde meio debilitada, incentivou o pequeno Juraci a se virar: "Vai trabalhar, meu filho! Ganhe seu dinheiro, porque seu pai já tá deixando de trabalhar com frete no carrinho de mão ".

                            Foto: Garcia Jr

Avançando para 2025, e nosso amigo Juraci, agora aos 63 anos, é pai de quatro filhos e avô de seis netos! Olha só a cadeira de engraxate que ele carrega com tão bom humor há 55 anos – é praticamente a "Cinderella" dos acessórios! Conhecido como Grilo Sapateiro, ele sempre diz: "Fiz o melhor que pude pelos meus filhos com essa cadeira". Desde os 8 anos, o Grilo começou sua saga profissional com a mesma cadeira, mudando apenas de lado na Rua Presidente Vargas pela manhã e a tarde correndo do sol.

Ele compartilha com um brilho nos olhos: "Meu pai fez amizade com o senhor Ranulfo Pinheiro Matos, dono do Armazém Ramatos, que me deixou ficar no passeio com a cadeira. Essa permissão é um verdadeiro legado!" E, com um toque de nostalgia, ele completa: "Tenho clientes há 40 anos que sempre aparecem aqui pra dar um trato nos sapatos!" Olha só, quem diria que uma simples cadeira de engraxate poderia ser a fundação de tantas histórias e risadas, hein?

Foto: Garcia Jr

Em 1969, em Ubatã, Antônio Argolo Santos, conhecido carinhosamente como Antônio Mãozinha, decidiu dar um presente inusitado ao seu filho caçula, Juraci Costa Santos, que só tinha 8 anos: uma cadeira de engraxate! Sim, você não leu errado! Enquanto muitos pais optam por brinquedos, ele escolheu uma cadeira e aproveitou para dar uma lição de vida: "homem não anda em maloca". Com a saúde já meio capenga, ele incentivou Juraci a se virar: "Vai trabalhar, meu filho! Ganhe seu dinheiro, porque seu pai tá quase pedindo um descanso!" 

Foto: Garcia Jr

Avançando para hoje, Juraci, com 63 anos, é pai de quatro e avô de seis! E a cadeira de engraxate? Ah, essa já é uma verdadeira relíquia! Conhecido como Grilo Sapateiro, ele sempre diz: "Fiz o meu melhor pelos meus filhos com essa cadeira." Desde os 8 anos, Grilo começou sua jornada profissional com ela, mudando de lado na Rua Presidente Vargas, como se fosse um artista em busca da melhor sombra.

Foto: Garcia Jr

Ele lembra com um sorriso: "Meu pai fez amizade com o senhor Ranulfo Pinheiro Matos, dono do Armazém Ramatos, que me deixou ficar no passeio com a cadeira. Essa permissão é um tesouro!" E com um toque de nostalgia, ele finaliza: "Tenho clientes há 40 anos que sempre aparecem pra dar uma renovada nos sapatos!" Quem diria que uma simples cadeira de engraxate seria o palco de tantas histórias e risadas, não é mesmo?


Credito da matéria: Wesley Faustino pesquisador, historiador, escritor, especialista em Gestão Pública e Gestão Municipal e ex-vice prefeito de Ubatã 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Pesar

  Hoje 2 de julho, faleceu Vera Lucia Morais, 65 anos, que foi durante muitos anos minha vizinha e amiga, e é com o coração pesado que divulgo a triste notícia de seu falecimento. O sepultamento  será amanhã  (3/7) no Cemitério de São Gonçalo, às 13:30 Desejo muitas forças para sua filha Adriana, e todos os familiares e amigos neste momento tão difícil.

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho, ...

Nota de Falecimento

   O Blog Ibirataia lamenta profundamente  o falecimento ocorrido nesta terça-feira (12), de  Juciara de Jesus Souza, de 37 anos, que morreu após complicações do parto no Hospital Calisto Midley Filho, em Itabuna.    O velório será realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Ibirataia a partir das 21h. O Sepultamento acontecerá no dia (13) às 17 h, no Cemitério São João Batista em Ibirataia. O Blog Ibirataia presta solidariedade e condolências aos familiares e amigos neste momento de grande dor e tristeza.