Pular para o conteúdo principal

A Cidade e o Carnaval

 

                    Foto: Achel Tinoco

Mais uma vez, a mesma coisa. A mesma cidade, os mesmos problemas da véspera do Carnaval. Parece que nada mais importa neste mundo, senão o Carnaval. E a população que se dane, que se exploda de sons, de estruturas, de dificuldades. A festa invade os bairros, as ruas, os ares, e cada ano parece que fica pior e mais impraticável. As famigeradas estruturas, que já vêm enfeiando a cidade há meses, agora se intensificam e tomam as ruas e invadem as praias e nos impedem até de chegar em casa. O trânsito fica impossível. E, apesar das tecnologias, das modernidades, parece que tudo é dificultado para o contribuinte. Será que as coisas não podem ser um pouco mais simplificadas? Por exemplo, é instalada na entrada do meu prédio uma tal cancela eletrônica, como está instalada em quase toda a cidade, que nos obriga a fazer uma maratona para conseguir um adesivo e colar no carro, senão ganhamos de presente da prefeitura uma multa a cada vez que passarmos por uma dessas cancelas. Ora, e os visitantes do interior ou de outros estados que chegarem na cidade na última hora como fazem para não ser penalizados? Na minha opinião, bastaria que se protegesse a entrada da folia, e não quase todos os bairros. E quanto custa tudo isso? E quanto pagamos por tudo isso? O Carnaval é importante, sim, também acho, mas não define as nossas vidas. E todos têm que ter o direito de escolha, afinal, a cidade é a nossa casa, e temos alguns direitos inegociáveis, não? Nem vou comentar aqui sobre os camarotes que tomam a praça pública que deveria ser do povo, mas que é doada graciosamente a alguns poucos ‘povos’.

Matéria: Escritor e Poeta Achel Tinoco

#carnaval

#salvador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Pesar

  Hoje 2 de julho, faleceu Vera Lucia Morais, 65 anos, que foi durante muitos anos minha vizinha e amiga, e é com o coração pesado que divulgo a triste notícia de seu falecimento. O sepultamento  será amanhã  (3/7) no Cemitério de São Gonçalo, às 13:30 Desejo muitas forças para sua filha Adriana, e todos os familiares e amigos neste momento tão difícil.

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho, ...

Nota de Falecimento

   O Blog Ibirataia lamenta profundamente  o falecimento ocorrido nesta terça-feira (12), de  Juciara de Jesus Souza, de 37 anos, que morreu após complicações do parto no Hospital Calisto Midley Filho, em Itabuna.    O velório será realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Ibirataia a partir das 21h. O Sepultamento acontecerá no dia (13) às 17 h, no Cemitério São João Batista em Ibirataia. O Blog Ibirataia presta solidariedade e condolências aos familiares e amigos neste momento de grande dor e tristeza.