Pular para o conteúdo principal

Saudade

 Matéria: Escritor e poeta Achel Tinoco 

O doutor Ciro Tinôco, este aí abaixo, o primeiro da direita — o outro é Luiz, o meu pai, e as tias Nair e Bernadete. Depois, falo deles.

 "Ciro, um dentista desanimado com a profissão, e com um casal de filhos para criar, abandonou a carreira para se dedicar à fazenda Santa Cruz, à criação de gado e aos galos de briga. O anel de formatura, com 14 pedrinhas de brilhantes, além da granada e das cobrinhas presas ao bastão, ele o jogou por distração às galinhas, sob o sapotizeiro, em vez do milho. De todo jeito tentou fazê-las expelir o 'chuveiro', sem sucesso. Era um homem calmo, incapaz de se alterar por coisa pouca."

 Doutor Ciro que nada, era o tio Ciro, simplesmente. Bastava isso. Tão doce, tão meigo, tão prestativo, tão tio. Até o cantor Gilberto Gil o elogiou: "Era o meu dentista. Nunca vi homem mais paciente e generoso", quando eu lhe falei do meu livro "Vilarejo dos anjos". Nele conto a história da família Tinôco e um pouco da vida de Gil, quando ele morou por um tempo em Ibirataia. 

 Sempre que podia, tio Ciro me mandava sapotis de sua xácara, colhia-os com tanto cuidado, qual fossem pequenos tesouros.

 Certa vez, ele veio a Salvador para fazer uns exames — saibam vocês que o homem da roça só vem à capital para se consultar com um médico. Pois, tio Ciro ficou hospedado no meu apartamento. Pela manhã, fui conceder uma entrevista à TV Bahia. Quando voltei, ele me fez mil elogios, disse que eu tinha muita desenvoltura diante das câmaras, que eu era, sim, um grande escritor, coisas de tio. Tossiu, comeu pouco e, depois do almoço, viajou. Eu não tinha um real na carteira naquele dia. Aliás, a carteira do escritor que eu era andava sempre a precisar de alguma piedade. Ao pegar um caderno, na cabeceira da minha cama, estava lá, dobradinha, uma nota de 50 reais. Tio Ciro, claro! Fiquei tão feliz, não apenas pelo dinheiro, mas pelo gesto, pelo carinho, pelo cuidado. Ele era assim. E todos que o conheceram, podem atestar o que digo. Hoje, não sei por que, tio Ciro me fez falta. Acho que é por causa dos sapotis, que nunca mais os ganhei; acho que é por causa dele mesmo que nunca mais esteve aqui. E vai chegando o Natal, vamos sentindo as faltas todas.

 Saudade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,