Pular para o conteúdo principal

A casa da Jandaia



Crédito: Escritor e poeta Achel Tinoco.


"Árvores seculares da Mata Atlântica escondiam a lua por entre suas copas crescentes, voltando para a aurora somente a face minguante, como se quisessem preservar o céu. Gotas de orvalho escorriam das folhas sobre a terra avermelhada. O vento que sibilava sobre as asas do sofrê impelia as águas do riacho pelo vale cheio de flores ainda virgens — malmequer, bem-me-quer e orquídeas de toda cor agarradas aos troncos e aos gravatás. Os homens não se importavam com o cenário adiante. Para eles, era apenas paisagem. As águas desembocavam no alambique abaixo da casa, lavavam as caldeiras e seguiam pelo Rio da Formiga, levando consigo as folhas mortas derrubadas pelo vento.

 "Assim, aos 28 dias de fevereiro de 1930, meus avós, Manoel Tinoco e Carlinda Maria de Magalhães chegavam, em definitivo, à fazenda Jandaia — município da Tesouras (hoje Ibirataia), que completa neste exato dia 10/11, 63 anos de emancipação — com os 10 filhos, depois de treze dias de viagem sobre o lombo de burros. 

 "Na soleira da porta, Manoel, de 53 anos, estendeu o braço para mostrar à mulher e aos filhos a casa reconstruída, fincada sobre um lajedo, no sopé da serra, doze anos depois de ali chegar, sozinho, para construir a fazenda e buscar a família nas lonjuras de Amargosa, às margens do riacho Corrente.

 "Uma emoção silenciosa veio aos olhos de Carlinda quando entrou na casa e se deparou com o retrato oval emoldurado pesadamente, onde pousava ao lado do marido no dia do seu casamento. Seu sorriso clareou a sala quando viu o painel azul, em azulejo português, trazido de Itabuna, a pedido de Manoel, para cobrir a metade da parede, formando a figura meiga de um anjo.

 "A decadência veio com os anos desmanchar toda a beleza desta Jandaia. Mas elas continuam lá, fincadas nas lembranças de todos aqueles homens, mulheres e crianças que de alguma forma participaram desta história. 

     "Eu!? Eu sou um neto de Manoel, escrevendo os acontecimentos para serem coadunados à memória daqueles descendentes que ainda virão."

 

Do  livro "Vilarejo dos Anjos".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,