Na manhã de terça-feira 16 de maio, o CAPS ao longo da semana vem promovem atividades que buscam o fortalecimento do Dia da Luta Antimanicomial, celebrado nesta quinta-feira (18). TEMA ESCOLHIDO: LIBERDADE É O ESPAÇO QUE A FELICIDADE PRECISA. (Fernando Sabino).
No passeio ecológico, a atividade foi Extramuros, com roda de conversa. O diálogo com o grupo da Oficina foi realizado pelo Coordenador do CAPS Alex P. Calheira e a Pedagoga Crispinia Leal, que expressaram sobre importância do Luta Antimanicomial no dia 18 de maio. Que marca a mudança definitiva na forma de cuidar de pessoas com enfermidades mentais que, por muitos anos, foi pautada no isolamento e maus tratos em manicômios e hospitais psiquiátricos.
Desde a conquista da Lei da Reforma Psiquiátrica ( Lei 10.216/2001), os trabalhadores, usuários e familiares almejam por sua efetivação que propõe o fechamento de todos os leitos psiquiátricos e, com eles todas as práticas segregativas e violentas, propostas pelos manicômios ao longo de centenas de anos. Com a Lei, busca- se também construir na sociedade uma cultura de tratamento, convivência e tolerância em relação a esses usuários.
"Quando mudamos a forma de ver as coisas,as coisas mudam de forma. "
#CAPStransformandoVidas
#CuidarSimExcluirNão
#SecretariaMunicipaldeSaude
#18deMaioLutaAntimanicomial
Comentários
Postar um comentário