Matéria: Escritor e poeta, Achel Tinoco
O que é Humildade? Um dever? Uma obrigação? Um conceito? Acho que não. A humildade é a satisfação que o outro sente quando entende que o vizinho não tem o nariz empinado, e lhe deseja um 'bom dia', todo dia. Mas se não o cumprimenta, é falta de humildade. Não. Talvez seja falta de educação, tão somente. Ou os problemas lhe vão pesando a cabeça tão insistentemente, que o fizeram perder os bons costumes. Conheço gentes arrogantes, que são boas pessoas, e outras tão aparentemente humildes, que são endiabradas.
Ora, mas talvez lhe falte talento para admitir a sua pouca modéstia, ou mesmo a consciência de que é tão bom naquilo que faz, que lhe faltaram atributos para esconder. Está aí uma característica que ninguém precisaria exigir — qual documento que se exige para provar que você é você —: a humildade. Quem garante que esse que diz que é humilde seja humilde? E aquele de topete esculpido sobre a testa seja "desumilde"? Talvez seja apenas seu jeito de se apresentar; o outro, apenas seu jeito de se esconder. E os olhos se abaixam, o sorriso fica pouco, o coração bate apressado.
Quem sabe, eu seja humilde porque digo que o sou; ou sofra pela falta porque me recusei a admiti-la. A humildade então pode ser um subterfúgio para a falta total de originalidade. Então, humildade é dizer que você não sabe fazer o que faz tão bem. E Narciso acha feio tudo o que não é espelho. Modestamente.
Mas pode ser verdade ainda que Humildade seja a capacidade que temos de conhecer nossas próprias limitações. Vá lá!
Comentários
Postar um comentário