" A beleza das coisas não está na riqueza, a beleza das coisas é mais profunda. Está nas pessoas, está naquilo que se faz com carinho e com amor. Em Ipiaú me sentir comovido em todos os momentos. Ri e chorei. Foi tão bonito e fez com que eu jamais me esqueça desta cidade”, assim, encerrou seu discurso em 12
11.1994, na Câmara de Vereadores de Ipiaú, o escritor Jorge Amado.
O famoso escritor, o mais traduzido de todos os tempos, recebeu das mãos do vereador João Tavares Alcântara(Jonga Alcântara) - mandato em Ipiaú 1993/1996 - proponente das honrarias, a comenda Altino Cerqueira, a mais importante do municipio, e o título de Cidadão ipiaúense.
Jorge Amado à época estava acompanhado da esposa e também escritora Zélia Gattai e de Calasans Neto.
O Plenário da Casa legislativa parecia uma entrega de Oscar de tanta gente importante e um grande público para prestigiar, talvez, até o momento atual, a mais brilhante sessão de todos os tempos.
Dentre eles, os homenageados, o casal Jorge e Zélia, o pintor, gravador, ilustrador, desenhista, entalhador e cenógrafo, Calasans Neto(Mestre Calá); o renomado cardiologista o ipiauense, Jadelson Andrade e o público presente, a exemplo do escritores Euclides Neto, Clodomir Xavier entre outros, além de várias autoridades.
O escritor, membro da Academia Brasileira de Letras(ABL) e ex-deputado federal(PCB/1945), registrado como Jorge Leal Amado de Faria, nasceu no distrito de Ferradas(Itabuna), em 1912, faleceu aos 88 em 2001. Vendeu mais de 25 milhões de livros desde o 1° romance "O país do Carnaval(1931). Seus 49 romances foram traduzidos para 49 idiomas em 55 países.
Texto e pesquisa: Wesley Faustino
Fonte: site Câmara de Ipiau-Ascom José Américo/ebiografia.com.br/brasilescola.uol.com.br/João Tavares Alcântara.
Comentários
Postar um comentário