Pular para o conteúdo principal

O Semeador de Livros

Continuação:


...Presente ao almoço estava um advogado amigo. Ele me disse que um cliente seu precisava escrever um texto sobre o pai para ser entregue ao governador da Bahia. Dispus-me a escrever, evidentemente. O homem telefonou-me no dia seguinte para explicar-me como seria o texto. Não reconhecendo a voz nem o número do celular dele, pensei que era o meu amigo advogado. Como tinha muita intimidade com ele:

“Fala, viado velho!”, fui logo dizendo entre risos.

O homem não alterou a voz, continuou a me chamar de senhor:

“Eu gostaria que o senhor escrevesse um texto sobre o meu pai...”

O fora já estava consagrado e eu morto de vergonha, pedi mil desculpas, expliquei-lhe a brincadeira. Tudo bem. No dia seguinte pela manhã, fui a casa dele entregar-lhe quatro páginas impressas com o que eu tinha pesquisado e escrito. O homem ficou empolgadíssimo com o que lera, parecia eufórico:

“O senhor sabe onde tem o nariz”, ele disse agradecido. 

A sua filha chegou à sala para me cumprimentar e dizer que gostaria de escrever um livro sobre a sua vida. Era uma mulher de 30 anos, de formas arredondas e robustas. Pus-me à disposição para fazer o trabalho, claro. No dia seguinte, no final da tarde, o pai dela me telefonou novamente, desta vez com a voz alterada por muitas dozes de uísque, quase incompreensível, para me pedir um favor muito secreto:

“Será que o senhor poderia me conseguir o sêmen de Brad Pitt?”, ele disse.

Levei o maior susto:

“O quê?”, pensei mesmo que ele estivesse pilheriando. 

Não, estava de porre:

“A minha filha é muito bonita, como o senhor viu ontem, mas não parece disposta a me dar um neto. O senhor entende?”

Não, eu não estava entendendo nada. Como eu iria aos Estados Unidos colher o sêmen de Brad Pitt? Eu viajaria a Hollywood e entre uma cena e outra o interpelaria:

“Senhor Pitt, viajei do Brasil até aqui para colher uns mililitros do seu sêmen. Por favor, vá até o banheiro, bata uma bronha e me traga dentro de uma ampulheta, se possível. Ah, ia esquecendo: quanto isso vai me custar em dólar?”. 

"Se fuck you", decerto o senhor Pitt me diria.

Logo percebi que ele, o homem ao telefone, não estava no seu estado normal:

“Acho que esse trabalho pode ser muito caro”, eu disse a ele trocando.

“O senhor acha?”

“Aquele ator deve cobrar uma fortuna para doar tal produto”.

“E aqui no Brasil, o senhor me indicaria alguém?”, e acrescentou: “Mas tem que ser um homem tão bonito quanto o americano”.

Só se fosse eu mesmo, pensei sorrindo.

Por fim, devido ao custo da operação, o homem desistiu da ideia.  

Vamos ao próximo livro. Se eu pensasse em alguma coisa ou me lembrasse de outras para por no texto e não escrevesse logo, esqueceria para sempre, por isso andava com os bolsos cheios de papel... Às vezes, eu escrevia compulsivamente, mas como ninguém vê quando o escritor está criando, é taxado de preguiçoso, ou vagabundo, mas para esses eu digo: ao ignorante, da enxada basta o cabo. Se estou assim tão chateado, melhor voltar para casa...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,