Pular para o conteúdo principal

Vilarejo dos Anjos

.       Matéria: Escritor Achel Tinôco 
 "...A colheita era feita com um podão preso à ponta de uma vara comprida para alcançar o fruto nas galhas mais altas. Geralmente, as mulheres vinham atrás catando ou, como se dizia, bandeirando as cabaças do chão, fazendo rumas em espaço intercalado para facilitar a localização na hora da quebra. Quando terminavam a colheita, juntavam-se os pares ao redor das rumas para quebrar o cacau. Normalmente o homem se encarregava de parti-lo com um pedaço de facão chamado bodôco, e as mulheres iam descaroçando. Quando a caixa de madeira — ou balaio — ficava cheia, era despejada numa cama previamente feita no chão com folhas de bananeira, em seguida transportado para os cochos atrás da estufa. Ao redor da cama, as mulheres cavavam um pequeno buraco e forravam com novas folhas para o mel escorrer lá para dentro. Era comum a correria para o mato depois de tanto beberem o caldo delicioso e forte. Mulas e burros carregados subiam à sede para encher os cochos. Sobre as barcaças, o cacau era pisado por pés descalços até ficar limpo e enxuto. Por último, o estufeiro ateava fogo nas toras de lenha sob a barcaça. Quando a fumaça escapava das chaminés, o cacau escurecia ao ponto."


Do meu livro Vilarejo dos Anjos

Foto e arte destes frutos de cacau: Selma Calheira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,