Três produtores brasileiros de cacau fino, dois da Bahia disputam o prêmio Cocoa OF Excellence em Paris
Os produtores das fazendas Leolinda e Angélica, João Tavares e sua mãe Angélica Maria Tavares, estão entre os 50 melhores no Cocoa of Excellence, do Salon du Chocolat de Paris, considerado o mais importante evento de chocolate e cacau do mundo. Os baianos concorreram com outras 235 amostras de todos os países produtores.
As terras ficam no munícipio de Uruçuca, sul da Bahia, e foram classificadas com amostras de variedades do cacau catongo e FL 89. Bi- campeão internacional das edições de 2010 e 2011, João Tavares é o maior produtor do país do chamado cacau fino ou cacau gourmet e responsável por colocar o Brasil na rota mundial dos produtores de amêndoas especiais.
O cacau catongo, segundo Tavares, é uma amêndoa branca que possui notas de nozes, um pouco amendoado, de flor. Já o FL 89 é um cacau muito frutado, intenso, com notas muito fortes de ameixa passa e é extremamente saboroso.
"Isso coloca o Brasil no mapa do mundo do cacau de alta qualidade. Quando ganhamos, em 2010, ninguém falava do cacau brasileiro lá fora. Isso traz oportunidades aqui dentro", disse Tavares.
Produtor familiar de cacau há 18 anos e há dois do cacau fino, que o levou ao concurso, João Evangelista Lima, o 3° brasileiro classificado, com uma amostra híbrida paraense. Ele cultiva cacau no assentamento Turuê, um dos maiores da América Latina, com mais de 3 mil famílias assentadas, no município paraense de Novo Repartimento.
Texto: Wesley Faustino
Fonte: revistagloborural.com
Fotos: arquivo pessoal de João tavares.
Comentários
Postar um comentário