Pular para o conteúdo principal

Desde a Olimpíadas de 1948, Dezoitos Baianos ganharam 25 Medalhas de Ouro, Prata e Bronze

                   A República da Bahia

Nos jogos de Tóquio 2020, cinco  baianos subiram ao  pódio e colocaram no pescoço a medalha olimpíca. Quatro deles trouxeram para Bahia o ouro: Isaquias Queiroz (Canoagem Velocidade), Ana Marcela (Maratona Aquática), Hebert Conceição (Boxe) e Daniel Alves (Futebol de Campo)  - o maior ganhador de títulos no futebol do mundo.  O quinto pódio, com a prata, está na coleção de Beatriz Ferreira, categoria até 60kg,  no boxe. 

Dos dez atletas que disputaram em Tóquio, individual, dupla ou equipe, cinco   juntam-se aos medalhistas de outrora, que iniciou em 1948 com o bronze de Nilton Pacheco, em Londres, quando o basquete deu a 1ª medalha numa Olimpíada a um baiano. 

A Bahia passou 40 anos para outro atleta ostentar no pescoço uma medalha nestes jogos. Era o ano de 1988, em Seul, e o jogador de futebol da Seleção Brasileira, o atacante Bebeto, trouxe a prata. Nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta nos Estados Unidos, Bebeto,  novamente quebra o jejum, este de oito anos, agora com a medalha de bronze, acompanhado pelo zagueiro Aldair e o goleiro  Dida. 

A partir daí a Bahia esteve presente em todos os pódios olímpicos. Nos jogos de (2000), em Sydney, na Austrália, no Vôlei de Praia em dupla, Ricardo  angariou a medalha de prata e Edvaldo Valério, no Nado Livre 4 x 100, o bronze. 

Ricardo, por mais duas vezes, nas Olimpíadas de Atenas (2004) ganhou o ouro e em Pequim (2008) ficou com a medalha de bronze. 

A jogadora da Seleção Brasileira de futebol, a meia Formiga, medalha de prata em 2004 e 2008, teve as companhias de Elaine e da atacante Fabiana.

E a Bahia se destaca, mais uma vez, em Londres 2012, com a boxeadora Adriana Araújo, ganhando o  bronze e sendo a 100ª medalha do Brasil em jogos olimpícos e a 1ª mulher a conquistar uma medalha desta no boxe brasileiro, categoria leve (-60 kg) 

De novo um atleta baiano, numa premiação inédita, coloca a Bahia e o Brasil em destaque com a conquista pelo canoístas Isaquias Queiroz de três medalhas numa mesma edição nas Olimpíadas Rio 2016. 

Ainda nos jogos do Rio, o Brasil ficou em 13° lugar no ranking geral, com 19 medalhas: sete ouros, seis pratas e seis bronzes. Nesta Olimpíada, dois baianos de Salvador e dois do sul da Bahia, conquistaram seis medalhas, entre elas duas pratas e uma bronze na modalidade canoagem velocidade, ganhas pelos canoístas ubaitabense Isaquias Queiroz e o ubatense, Erlon Souza. 

Além deles, o boxeador Robson Conceição, ouro no boxe - pela 1ª vez a modalidade masculina subiu ao lugar mais alto do pódio - e o jogador de futebol masculino Wallace, no 1° ouro da Seleção Brasileira. 

Eis os 18 baianos com 25 medalhas (sete ouros, onze pratas e sete bronzes) nos  125 anos da Era Moderna das Olimpíadas. 


Texto: Wesley Faustino

Fotos: Tiziana Fabi / Philip Fong / Luís Robayo(AFP) / Daniel Ramalho (COB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,