Matéria:Wesley Faustino
Drawback na economia do cacau: uma concorrência desleal com a Bahia
Em entrevista no programa Enfoque Geral da FM Ubatã, o deputado federal Félix Mendonça Jr (PDT), falou ao radialista Sérgio Monteiro sobre a economia do Cacau, como exemplo o Drawback na importação da amêndoa da África.
"Uma concorrência desleal", disse o deputado, referindo a importação deste ano, 50% maior que anterior, da amêndoa do cacau. Segundo informações das empresas moageiras, a Bahia produz hoje 180 mil toneladas e a indústria baiana dos produtos do cacau precisa de 235 mil toneladas, então é necessáriao importar esta diferença.
Mas, segundo o deputado, a que custo para a economia cacaueira da Bahia quando as empresas importadoras destas amendoas tem suspensão ou isenção total de tributos alfandegário, impostos de importação, adicional de frete da Marinha Mercante, IPI, ICMS entre outros? É por isso que repito "uma concorrencia desleal com o cacau produzido na Bahia".
Na entrevista o deputado informou que enviou ao Ministério da Economia um requerimento solicitando todas informações sobre o Drawback com o cacau: quais empresas utilizaram, quanto foi importado e exportado, quais concessões entre outras. "Para os produtores o governo não faz nada e para a indústria faz tudo?", questiona.
Finalizou dizendo que os produtores de cacau devem ser anistiado de suas dividas feitas para combater a vassoura de bruxas e, além do mais, indenizados porque foram orientados erroneamente para este combate em vão.
Comentários
Postar um comentário