Hoje, 29 de abril, comemora -se o Dia Internacional da Dança.
Texto:Wesley Faustino
Hoje é dia de #TBT, então vamos voltar às nossas lembranças no ano de 2017, quando ocupando o cargo de Secretário de Cultura de Ubatã, tive a felicidade de organizar a I Mostra de Dança de Ubatã.
Nesta lembrança, faço as homenagens nesta data a todos dançarinos(as) e, na pessoa do professor de dança Everton Paixão, externo minha gratidão pela amizade e por ter propiciado em 2017 momentos de alegria com a Mostra de Dança.
Paixão, curador da I Mostra de Dança de Ubatã, brilhou tanto na organização como na apresentação. Desta mostra, hoje mestrando na UFBA, ele escreveu sua monografia de especialização em Gestão Cultural na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com o titulo " Um bom filho a casa (re) torna: produção cultural da I Mostra de Dança de Ubatã de 2017", sob orientação da Dra. Professora Iara Cerqueira Linhares de Albuquerque, a qual nos prestigiou também na I Mostra de Dança com a oficina "Corpo e Composição ".
No artigo do site www.comeceodiafeliz.com.br, define o Dia Internacional da Dança como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.
O dia, em homenagem ao nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um dos criadores do balé moderno, foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança( CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no ano de 1982.
Viva a arte, viva a dança, viva a cultura!
Fotos: Frank Barreto/Ascom PMU
Fonte : www.comeceodiafeliz.com.br
Comentários
Postar um comentário