Este é o doutor Pedro Ribeiro de Araújo, filho do major Pedro Ribeiro, que muito lutou na guerra da Independência da Bahia. Este seu filho colou grau na Faculdade de Medicina da Bahia, no ano de 1857, sustentando a tese: “Herança: como se pode explicar hoje a produção do diabetes?”. Um ano depois, foi aprovado em concurso para lente opositor da seção de Ciências Acessórias com a tese: “A Física poderá ocupar o lugar que lhe compete sem conhecer o elemento de força?”, impressa na tipografia e livraria do Epifânio Pedrosa. Em 1875, tornou-se lente catedrático da Botânica e Zoologia com a tese: “Considerações acerca das moléstias e danificações em que estão sujeitos os vegetais cultivados e as maneiras de remediá-los”, dedicada ao Marechal Duque de Caxias, sob cujas ordens ele serviu na Guerra do Paraguai.
Foi agraciado em 1881 com o título de Conselheiro do Imperador.
Era tio da escritora Anna Ribeiro de Góes Bittencourt, a primeira romancista da Bahia. É o bisavô do meu querido amigo e grande artista plástico Ed Ribeiro. Terá ele, o doutor Pedro, morrido em 1912, depois de sofrer uma queda de um cavalo, mas não tenho certeza. Se alguém souber mais sobre a sua história, por favor me conte. Fará parte do meu livro, "O conto da ilha de Taparica".
Matéria: Escritor e poeta Achel Tinoco.
OLÁ AMIGO, ACHEL,
ResponderExcluirComo sugestão, para maiores informações biográficas sobre o Dr. Pedro Ribeiro de Araújo, existem 02 volumes que falam vastamente sobre Pedro Ribeiro e toda a sua clã, o titulo é LONGO SERÕES DO CAMPO - volumes I e II - ANA MARIA RIBEIRO DE GOES BITTENCOURT, EDITORA NOVA FRONTEIRA.
Inclusive tenho os dois volumes, estão a disposição.
ILDEMÁRIO SILVA
ildery10@gmail.com