Pular para o conteúdo principal

O Advogado dos Pobres


Foi Major sem nunca ter servido as Forças Armadas e advogado sem diploma.

No dia 2 de abril de 1875, nascia Cosme de Farias, no subúrbio soteropolitano de São Tomé de Paripe. A denominação de major deve-se à concessão de um título, feita pela antiga Guarda Nacional, em 1909.
Dias antes de completar 97 anos, exercia o mandato de deputado estadual quando, em 14 de março de 1972, a morte o tirou da condição de um dos maiores opositores da ditadura instalada em 1º de abril de 1964. Em seu memorável enterro, o caixão foi levado da igreja de São Domingos de Gusmão, de mão em mão, até o cemitério de Quintas dos Lázaros, pela multidão que encheu todas as ruas por onde o cortejo iria passar!

Popularizado pela combatividade, liderou a luta pela extinção do analfabetismo, desde 1914. Sua Carta de ABC era o símbolo da famosa Liga Baiana contra o Analfabetismo, em nome da qual costumava ser vivamente aplaudido no desfile de Dois de Julho.

Conseguiu autorização para atender, num corredor da igreja de São Domingos Gusmão, no Terreiro de Jesus, perto de 30 pessoas por dia. Franciscanamente pobre, morreu na tapera onde vivia, a Quinta das Beatas, no bairro de Salvador que hoje leva o seu nome.

Fonte: Câmara Municipal de Salvador.
Fotos: Redes Sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,